Podcast Like 103.3

Saiba como fugir de fraudes na Black Friday; Ouça o Like 103.3

Confira dicas de como se proteger de fraudes na Black Friday, data que movimenta o comércio esta semana

Publicado em: 22/11/2023 15:01
Última atualização: 22/11/2023 15:01
Google

A Black Friday mobiliza o comércio, não só na última sexta-feira de novembro, mas durante todo o mês. Tradicionalmente, os varejistas fazem um esquenta para a data para atrair ainda mais consumidores. No entanto, um levantamento feito pela plataforma de comparação de preços Zoom/Buscapé identificou um aumento nos valores de algumas categorias. Saiba como se proteger de fraudes na Black Friday:

Na última Black Friday, os celulares apresentaram uma variação de 3,65% na comparação entre o período de 5 a 11 de novembro com 29 de outubro. As geladeiras e os aparelhos de ar condicionado também apresentaram aumento neste período de 6,64% e 5,79%, respectivamente. Outros produtos como lavadora de roupas, TV, notebook e fogão também tiveram uma variação positiva nos preços.

Como se proteger de fraudes

Caso o consumidor se depare com descontos “fake”, ele deve denunciar aos canais de defesa do consumidor como o Procon. Nas promoções online, pode fazer um print da tela para fazer um boletim de ocorrência. Em algumas localidades existem delegacias especialistas em crimes contra o consumidor.

Para identificar um falso desconto é importante fazer uma pesquisa antecipada dos preços dos produtos que se está interessado. Além disso, na data da compra, verifique se o desconto oferecido é realmente significativo em relação ao preço praticado. 

Antes de comprar: 

  • Faça uma lista do que realmente precisa comprar, evitando compras por impulso;
  • Pesquise a reputação das lojas e sites onde pretende fazer suas compras;
  • Leia as avaliações de outros consumidores sobre o produto e a loja;
  • Fique atento aos seus direitos como consumidor, como a possibilidade de troca e garantia dos produtos adquiridos.

Em casos da desistência da compra

Caso a compra tenha sido feita fora do estabelecimento comercial físico, como pela internet ou por telefone, o consumidor tem o direito de desistir da compra por um período de sete dias. Então, quer saber mais sobre não cair em golpes da Black Friday?

Ouça o Like 103.3 na íntegra e confira as dicas, além de como evitar fraudes nas compras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas