Os términos de relacionamento se tornaram mais comuns, segundo dados do Registro Civil, levantados pelo IBGE. A duração média dos casamentos no Brasil, conforme as estatísticas, diminuiu 15% em 11 anos. No ano de 2010, as uniões duravam aproximadamente 16 anos, levando em conta o momento do casamento e do divórcio. Em 2021, o tempo médio diminuiu para 13,6 anos. Em um país com cada vez mais separações, ninguém está isento: é preciso saber como lidar com o término de um relacionamento.
Mas afinal, como lidar com essa situação?
Nenhum relacionamento está isento de términos e o problema pode acontecer em amizades, namoros ou casamentos. Ainda assim, a possibilidade de acontecer não torna o processo menos doloroso. Para passar por esse processo da melhor maneira, algumas dicas podem ajudar. Confira a seguir:
Liste seus motivos
A primeira delas é evitar a idealização de quem partiu. Para que isso não aconteça, faça uma lista e enumere os motivos para o fim do relacionamento. Escrever vai te trazer clareza.
Respeite seu próprio tempo
Algumas situações são mais difíceis de digerir do que outras. Por isso, dê tempo para curar suas feridas emocionais.
Tudo passa
Lembre-se que tudo passa, a vida é feita de fases e estamos em constante mudanças e a partir daí um novo momento acontecerá.
Entenda o processo que você está vivendo
Entenda que o término é um novo ciclo e não um sinal de fracasso. Então, aproveite para curtir o seu momento, assistir séries, visitar novos lugares…
No programa de hoje, conversamos sobre alguns dados de divórcio, falamos sobre término e trouxemos dicas de como lidar com o término. Para entender mais sobre o assunto, conversamos também com a psicóloga Adrielly Alves sobre o tema. Bora de play?