Podcast Like 103.3

Como fazer amigos na vida adulta? Ouça o Like 103.3

Com o término da faculdade, é comum que uma mistura de sentimentos envolva os estudantes, que passaram anos convivendo de perto com seus amigos. Conforme o “mundo real” se aproxima, é normal ter alguma ansiedade em relação ao futuro, quando as amizades não parecem tão garantidas quanto eram dentro da sala de aula. E, então, surge a dúvida: como fazer amigos na vida adulta, sem colegas de turma?

“Os anos de faculdade estão entre os momentos mais fáceis para fazer amigos, porque as pessoas estão no mesmo lugar, fazendo muitas das mesmas coisas e se vendo repetidamente”, diz a psicóloga e especialista em amizade, Irene S. Levine.

Siga @likemagazinebr no Instagram!

Quer seguir no papo sobre amizade? Então ouça o Like 103.3!

Confira quatro dicas de como fazer amigos na vida adulta

Considere que isso pode levar tempo

Talvez isso seja difícil de aceitar, mas “não assuma que fazer novos amigos acontece organicamente”, diz a Dra. Marisa G. Franco, autora de Platonic: How the Science of Attachment Can Help You Make—and Keep—Friends. Por isso, tenha consciência de que você precisará ser pró-ativo.

As pessoas estão abertas a fazer novos amigos

É fácil ficar desanimado e pensar que isso só acontece com você, mas raramente é o caso. O mais comum, na verdade, é que as pessoas se sintam sozinhas e fiquem felizes quando alguém inicia contato.

Cena da série Friends, com o grupo de amigos reunido
NBCUniversal

Seja proativo digitalmente

Caso esteja se mudando de cidade ou país, experimente postar nas redes sociais que está em busca de novas amizades, sugere Danielle Bayard Jackson, especialista em amizades do Bumble: “Você pode se surpreender com as conexões em sua rede e com a forma como o conhecimento deles pode auxiliá-lo a estabelecer conexões com pessoas e lugares. Aproveite o que eles têm a oferecer!”

Outra sugestão é apostar em aplicativos de relacionamento, como o Bumble Para Amigos, que o conecta com pessoas de mentalidade semelhante que também estão abertas a novas amizades. “Esta é uma ótima maneira de se conectar com pessoas que estão na mesma fase da vida que você, entendem suas visões de mundo e compartilham seus objetivos”, diz Jackson.

Ela sugere adicionar que você é um recém-formado e um recém-chegado na cidade em sua descrição. “Isso chamará a atenção de outros recém-chegados e recém-formados que estão felizes em explorar a cidade juntos.” Além disso, certifique-se de mencionar que tipos de atividades você gostaria de fazer com um novo amigo, como brunch ou passeios a museus na cidade. “Isso ajuda os outros a entender o que você acha interessante e dá uma prévia da experiência que vocês podem ter juntos”, acrescenta Jackson.

Participe de uma atividade regular

Se inscrever em uma atividade semanal “cria o que é chamado de efeito de exposição”, diz Marisa. “Isso significa que tendemos a gostar de pessoas que nos são familiares, então, se você for exposto a pessoas repetidamente ao longo do tempo, mesmo que elas não falem com você, você vai gostar delas mais”.

Comprometa-se com dois ou três meses de interações consistentes e tente estar presente tanto mental quanto fisicamente, ou seja, não passe o tempo todo no celular enquanto estiver nessas atividades. Jackson também recomenda certificar-se de que a atividade seja algo que você realmente goste, pois comparecer significará que provavelmente conhecerá alguém que tenha pelo menos uma coisa em comum.

Amanda Bernardo

Graduanda de jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza, com foco em tendências e lançamentos de cabelo. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *