Ainda que o papel do professor seja fundamental na educação, o ensino não para por aí. A família ocupa um lugar importante no incentivo e, por isso, é necessário que os pais saibam como engajar o filho na escola. E ao contrário do que muitos pensam, isso não se restringe a auxiliar nos temas de casa!
Como engajar o filho na escola
Pergunte sobre o dia
Faça da escola um assunto de casa. Pergunte sobre como foi o dia do seu filho, quais brincadeiras ele participou, quais foram as atividades e como estava o clima com os colegas. Não se restrinja a perguntar sobre o tema de casa, pois a cobrança exclusiva pode desestimular seu filho.
Interaja com a escola
Você precisa entender a dinâmica da escola para que possa participar de maneira ativa da rotina do seu filho. Por isso, participe de reuniões e acompanhe os bilhetes e recados dos professores.
Dê atenção às telas
A depender da idade dos filhos, você não precisa restringir totalmente as telas e elas podem estar ao seu lado na educação dos filhos. Para que isso aconteça, é fundamental criar uma rotina com limites de horários — e esse roteiro do dia deve incluir horários para brincar na rua, interagir com os pais e estudar.
Ajude nas lições de casa
Auxilie seu filho nas lições de casa e nas atividades criativas que a escola propõe. Talvez você não lembre como resolver algumas das tarefas, mas é importante estimular seu filho a buscar formas de encontrar saídas.
Participe dos eventos
Dia da família, festa junina, apresentações de dança: esses são alguns exemplos de atividades que você deve estimular seu filho a participar e que deve, também, acompanhar.
Não fique restrito à escola
Fale, com seu filho ou em família, sobre livros, revistas e conteúdos com teor educativo. É importante que seu filho entenda que isso faz parte da rotina.
Faça passeios culturais
Faça passeios que tenham o viés cultural, como idas a bibliotecas, museus, zoológicos ou lugares históricos. Isso irá estimular seu filho na busca pelo conhecimento.
Tenham hobbies
Crie hobbies em família, como noites de jogos ou práticas de atividades educativas aos finais de semana.
Leia para os seus filhos
Leia ou estimule que seus filhos leiam sozinhos. Você pode comprar livros ou retirá-los na biblioteca. O importante, aqui, é manter a frequência e transformar isso em hábito!
Gostou do assunto e quer conferir mais dicas? Então ouça o Like 103.3 especial sobre professores!
Confira novos episódios aqui.