A dificuldade para dormir — principalmente nos dias quentes — não é uma experiência rara. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aproximadamente 72% dos brasileiros têm algum distúrbio relacionado ao sono. Problemas hormonais e uso de aparelhos eletrônicos são algumas das causas. Nesse cenário, então, surge a pergunta: como dormir melhor?
Além do cansaço no dia seguinte, dormir mal pode trazer malefícios a longo prazo — entre eles, o aumento do risco de desenvolver doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Para reverter o cansaço no cotidiano e evitar doenças ou distúrbios de saúde, alguns cuidados podem ajudar, segundo a nutricionista Priscila Gontijo, da Puravida.
Saiba como dormir melhor
Crie um ambiente confortável para dormir: manter o quarto com uma temperatura adequada é uma das opções para um cômodo com mais conforto. Colchão, travesseiro e roupas de cama também precisam de atenção. Prefira tecidos leves e respiráveis.
Evite refeições pesadas após as 20h: sabe a sensação de que você dormiu mal depois de um jantar reforçado na noite anterior? Então, o desconforto gastrointestinal pode prejudicar o descanso. Priscila recomenda jantar até às 20h e optar por refeições leves, com alimentos ricos em nutrientes e fibras, que podem ajudar a manter a energia e a melhorar a qualidade do sono.
Sem telas, por favor: “a luz emitida pelos dispositivos pode reduzir a liberação de melatonina e estimular excessivamente o sistema nervoso”, explica Priscila. “A melatonina é um hormônio que tem, entre suas funções, o papel de avisar o corpo de que é hora de dormir”, complementa.
- Siga @likemagazinebr nas redes sociais para mais dicas de saúde e bem-estar!
Quer seguir no papo sobre sono? Então ouça o Like 103.3!