As soft skills ou habilidades comportamentais são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Entre elas está a criatividade, a capacidade de desenvolver soluções inovadoras, seja na criação ou aprimoramento de processos, produtos ou serviços. Como se vê, ter profissionais criativos pode fazer a diferença para os negócios, visto que elas podem atender novas demandas de consumidores e sair na frente da concorrência. Confira 5 dicas de como melhorar a criatividade:
Não tenha medo de errar
Assuma riscos, não tente ser perfeito o tempo todo. A criatividade serve para explorar o desconhecido e, para isso, precisamos ter em mente que frequentemente vamos errar. E um dos pontos básicos para ampliar nosso potencial criativo é reconsiderar nosso medo de errar, talvez transformando a palavra em “testar”.
Estimule a criatividade todo dia
Se você faz as coisas da mesma forma todos os dias, a sua rotina se torna tão familiar e confortável para o seu cérebro, que você passa a agir no automático e não há espaço para a inovação, que exige sair da zona de conforto. Sendo assim, que tal estimular a mente de um jeito diferente todos os dias? Você pode pensar em diversas maneiras de fazer as mesmas coisas, condicionando o cérebro a funcionar dessa forma.
Busque experiências e inspirações
Criar coisas novas é como um quebra-cabeça. Você une as peças que parecem não ter nada a ver, mas que juntas formam um desenho incrível. Um filme, uma música, uma conversa, uma arte e mesmo trabalhos de outras pessoas aumentam o seu repertório cultural, fazendo surgir ideias inovadoras a partir da junção disso tudo.
Veja o sono como uma vantagem
De acordo com um estudo publicado no Journal of Business Venturing, as pessoas que não dormem geram ideias piores do que geraram se estivessem bem descansadas, são piores em distinguir entre boas e más ideias, e são mais impulsivas, o que as torna mais propensas a agir de acordo com suas más ideias.
Então, quer saber mais sobre criatividade ? Ouça o Like 103.3 na íntegra e confira as dicas, além de como ajudar as crianças a desenvolverem desde cedo a habilidade!