O Rio Grande do Sul é um dos principais polos calçadistas do Brasil, empregando 82 mil pessoas em 2023, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). No Estado está concentrada grande parte das fábricas de calçados, especialmente do segmento feminino. Com a chuva que atinge o RS desde o dia 27 de abril, os prejuízos são imensos.
De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual, divulgado nesta terça-feira, 7 de maio, a chuva causou 90 mortes. Outras 362 pessoas se feriram. Há 131 desaparecidos, 156.056 desalojados e 48.297 pessoas em abrigos. Confira neste post quais foram as fábricas de calçados afetadas pela enchente.
Siga a Like Magazine no Instagram
Calçados Beira Rio enfrenta terceira enchente
A filial 12 da Calçados Beira Rio, localizada em Roca Sales/RS, no Vale do Taquari, sofreu a terceira enchente em apenas oito meses. No ano passado, a unidade também teve prejuízos com a chuva nos meses de setembro e novembro. Agora, a enchente danificou equipamentos, insumos, matérias-primas e até calçados prontos, por exemplo. A força da água também derrubou paredes. No entanto, a filial da Beira Rio segue fechada, sem previsão de retorno às atividades.
Bebecê perdeu todo estoque com a chuva
Da mesma forma, a Bebecê, maior fabricante de calçados de Três Coroas/RS, no Vale do Paranhana, perdeu todo o seu estoque em decorrência da chuva no Rio Grande do Sul. Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ter dimensão do prejuízo, com caixas e mais caixas de calçados danificados. O e-commerce da marca está fechado por tempo indeterminado.
Cecconello atingida pela chuva
A fábrica da Calçados Furnaletto, que produz para a Cecconello, também em Três Coroas/RS, ficou embaixo d’água. A companhia divulgou no Instagram que perdeu grande parte do seu estoque e comentou que a unidade está praticamente destruída. “Estamos há cinco dias contando com pessoas amigas, funcionários e vizinhos para limpar os espaços e organizar a empresa, mas ainda há muito trabalho a ser feito”, diz a nota oficial.
Outras fábricas de calçados do Rio Grande do Sul
Outras unidades fabris paralisaram suas atividades por alguns dias, mas já estão retomando a produção nesta semana. Elas não contabilizaram prejuízos materiais, mas precisaram dispensar colaboradores que sofrem com a enchente. Muitas estão com campanhas para arrecadar doações. É o caso da Calçados Piccadilly e Usaflex, ambas de Igrejinha/RS.
Como ajudar vítimas da chuva no RS
O governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas da chuva e para a reconstrução da infraestrutura das cidades, por exemplo. A chave pix é CNPJ: 92958800000138. Quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.