Entre os dias 08 e 12 de novembro ocorreu mais um São Paulo Fashion Week (SPFW). Vitrine de moda do Brasil, o festival consolida-se com força na América Latina. Realizada no Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, e no Iguatemi São Paulo, na Faria Lima, a edição 56 encerrou a trilogia “SPFW+ Origens”, que iniciou em 2021. Por isso, analisamos os desfiles de outono/inverno 2024 e reunimos as tendências do SPFW mais marcantes. Confira a seguir!
Azul
“Se eu precisasse resumir a coleção em apenas três palavras, seriam: transformação, qualidade e azul.” A frase do diretor criativo da Apartamento 03, Luiz Cláudio, demonstra a potência da cor, que dominou as passarelas nacionais. Na marca, especificamente, o tom Nobre Azul se baseia no azul waji, pigmento obtido de um longo processo de cultivo e cura de plantas, originando o índigo. Ou seja, a narrativa ecoou a coleção de outono/inverno 2024 da marca. Mas, a paleta também foi destaque nos desfiles de HIST, Korshi, Santa Resistência, TA Studios, Dendezeiro, Heloisa Faria e Weider Silveiro.
Franja
A franja vem recebendo destaque há algumas temporadas. No SPFW 56, Helo Rocha, Joao Maraschin, LED, Renata Buzzo e Sou apostaram na tendência apresentada em alfaiataria, tecidos fluidos e transparentes, jeans e em peças feitas à mão, por exemplo.
Terrosos
Sim, eles são uma das principais apostas das temporadas frias, como sempre. Tons terrosos e quentes foram vistos em padronagens e peças lisas. Além disso, também marcaram presença nos calçados e acessórios. Contudo, embora a paleta neutra transmita o básico como foco, as composições apresentadas por Ateliê Mão de Mãe, Dendezeiro, Handred, João Maraschin, Rocio Canvas e Sau demonstram a potência das composições, explorando um mix de sobreposições, tecidos e recortes.
Volume
O volume é uma tendência atemporal que reúne fãs (alô, Carrie Bradshaw — quem pegou a referência de Sexy And The City e And Just Like That, hi-five —) e haters. Mas, mesmo quem não gosta, precisa concordar que a aposta impõe fashionismo e personalidade ao outfit. Pelo menos é o que aponta Ateliê Mão de Mãe, Handred, Heloisa Faria, Marina Bitu, Renata Buzzo e Rocio Canvas, por exemplo.
Miçanga
Peças feitas à mão recebem destaque nas edições do SPFW. Na número 56 não foi diferente. As coleções de outono/inverno de Depredo, David Lee com Sou de Algodão, e LED evidenciaram os trabalhos manuais, principalmente em técnicas de crochê. Além disso, Ateliê Mão de Mãe, FOZ, Marina Bitu, Ronaldo Silvestre e Weider Silveiro apostaram no trabalho manual, como aplicação de miçangas, pedrarias e afins. Curioso? Então, confira o resultado criativo e ousado a seguir:
Maxi bolsa
Bolsas não podem faltar no look, óbvio. E as de outono/inverno 2024 apareceram em proporções exageradas no SPFW 56. Por isso, quem gosta do mood maximalista poderá usar e abusar da tendência. Nas passarelas, as marcas e os designers Angela Brito, Apartamento 03, Dendezeiro, HIST, João Maraschin, Korshi, Martins, Mateus Cardoso, The Paradise e Weider Silveiro colocaram a criatividade para jogo, apresentando, assim, shapes que vão do básico ao inusitado.
Bolsa masculina
Aliás, falando em bolsa, o item foi bastante fomentado como acessório agênero. Nos desfiles de AZ Marias, Dendezeiro, Depedro, HIST e Lucas Leão, por exemplo, homens usaram variados shapes, com destaque para o maximalismo. E aí, gosta?
Sem alça
Peças sem alça estão protagonizando os outfits. A aposta foi aderida por grifes como Valentino e Saint Laurent durante os desfiles de spring/summer 2024, portanto, seguirá em destaque. Seja com o uso de vestidos ou blusas, os ombros estão livres do verão ao outono. Pelo menos, é o que demonstra as coleções de Greg Joey, Heloisa Faria e Marina Bitu.
Metalizado
O metalizado vem roubando a cena há muitas temporadas. E nas passarelas do SPFW 56 foi destaque de Lino Villaventura, Patricia Viera e Renata Buzzo, principalmente em monocromia no prata e dourado. A tendência inspira uma vibe futurista, rende visuais nada óbvios e garantem o toque fashionista tão desejado. Ou seja, a aposta seguirá nos holofotes em roupas, calçados e acessórios.
Brilho
É produção elaborada que você quer? Então, os looks de Apartamento 03, LED, Patricia Vieira e Renata Buzzo vão te inspirar! Nas passarelas da edição 56 do SPFW, o brilho foi visto em variadas formas. Por isso, sem dúvida, a tendência estará em evidência nas coleções de outono/inverno 2024.
Gostou de conferir as tendências do SPFW 56? Então, leia mais conteúdos de moda aqui.