Moda

Como recuperar roupas atingidas pela enchente

Quando as águas baixarem no Rio Grande do Sul, será a hora da retomada. Muitas roupas que foram atingidas pela enchente, por exemplo, poderão ser recuperadas desde que muito bem higienizadas. A limpeza deve ser feita com água fervente e sabão neutro para que possam ser desinfectadas. Já a quantidade de lavagens dependerá do grau de deterioração da peça. Contudo, o processo deve ser repetido, pelo menos, duas vezes. Para nos ajudar com dicas práticas, procuramos a coordenadora dos cursos de Moda do Senac Novo Hamburgo, Natalya Figueiredo. Confira!

Dicas para lavar roupas após a enchente

  • Remoção de lama/detritos – Em primeiro lugar é preciso remover todo lodo e sujeiras das roupas enxaguando as peças em água corrente. Essa é uma etapa muito importante de preparação para a lavagem.
  • Pré-lavagem – Depois da remoção inicial e antes de lavar as roupas, é útil fazer uma pré-lavagem para ajudar a soltar a sujeira mais pesada. Deixe as roupas de molho em água quente com um detergente suave por algumas horas ou durante a noite.
  • Lavagem – Em terceiro lugar, depois da limpeza prévia das peças, lave com água fervente e sabão neutro. Repita o processo de lavagem até a água não apresentar nenhum resquício de sujeira.
  • Secagem adequada – Por fim, na hora de secar as roupas, opte por locais com boa ventilação.
  • Inspeção – Após a secagem, verifique se as peças estão aptas para uso. Caso ainda estejam sujas, repita o processo de lavagem mais uma vez.

Como limpar colchões, travesseiros e bichos de pelúcia?

Colchões, travesseiros e bichos de pelúcia podem ser higienizados? A especialista do Senac aconselha que o destino seja a lixeira. “O ideal é que esse tipo de peça seja descartado, uma vez que são produzidos com materiais absorventes. Eles concentram muita contaminação e bactérias, sendo potenciais riscos de infecção”.

Siga a Like Magazine no Instagram

Dicas sobre doação de roupas

  • Não doe roupas sujas e/ou em mau estado;
  • Priorize a doação de peças que serão úteis para quem está precisando, como por exemplo: roupas funcionais (calças e camisetas), agasalhos, calçados confortáveis;
  • Doe peças íntimas novas;
  • Separe as peças por idade/tamanho, gênero e tipo de roupa e os calçados por tamanho. Sobretudo, cuide para manter os pares juntos (amarre os cadarços).

Onde doar roupas para desabrigados com a enchente

O Senac Novo Hamburgo é um ponto de coleta para doações para as vítimas da catástrofe climática que o Rio Grande do Sul está vivendo. Portanto, quem puder doar roupas, mantimentos não perecíveis, água, cobertores, colchões, deve se dirigir à escola que fica localizada na avenida das Nações Unidas, n° 3760, Bairro Rio Branco.

Luana Rodrigues

Jornalista especialista em Meios Digitais e pós-graduada em Marketing. Tem quase 20 anos de experiência em redação e é editora-chefe da Like Magazine e do Jornal Exclusivo. Escreve sobre moda e beleza, coordenando e produzindo editoriais. Também participa das principais feiras de calçados do Brasil e do mundo. Apaixonada pelo universo dos perfumes, estuda sobre o tema e faz vídeos diários no Instagram comentando sobre novidades na área da perfumaria. Me siga em: @luarodrigues_rs.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *