Decoração

Vibrante e versátil: como usar o tapete colorido na decoração

Grandes ou pequenos, os tapetes coloridos são verdadeiros aliados na decoração de interiores, capazes de transformar completamente o ambiente, trazendo vida, personalidade e um toque de aconchego. Seja na sala de estar, no quarto ou até mesmo no corredor, a escolha de um tapete colorido pode ser a peça-chave para criar um espaço vibrante e acolhedor.

Sabemos e já vimos por aqui que as cores têm o poder de influenciar o nosso humor e a percepção dos ambientes. Portanto, os tapetes coloridos, com suas diversas tonalidades e padrões, são uma excelente maneira de introduzir cor na decoração de forma dinâmica e criativa. Eles podem complementar a paleta de cores existente ou servir como ponto focal, criando contraste e adicionando profundidade ao espaço. Além disso, vale lembrar que o tapete colorido pode ser de uma cor única ou um mix de tonalidades e cores.

Ouça a Like Magazine no Spotify.

Saiba como escolher o tapete colorido ideal:

Considere o estilo do ambiente

Primeiramente, antes de escolher um tapete colorido, é importante considerar o estilo do ambiente onde ele será colocado. Para espaços mais modernos, tapetes com padrões geométricos e cores vibrantes são uma ótima opção. Em ambientes clássicos ou rústicos, tapetes com cores mais suaves e padrões tradicionais funcionam melhor.

Harmonize com a paleta de cores

Observe a paleta de cores já presente no ambiente. Tapetes coloridos podem harmonizar com os tons existentes ou criar um contraste interessante. Por exemplo, em uma sala com tons neutros, um tapete colorido pode trazer um ponto de destaque. Já em um ambiente com cores fortes, um tapete com padrões mais sutis pode equilibrar o visual. Mas, também é possível usar cores vibrantes tanto nas paredes, acessórios e até no tapete, desde que haja um equilíbrio. Se você deseja optar por essa última ideia, a dica é usar cores complementares.

Tamanho e proporção

O tamanho do tapete deve estar proporcional ao espaço onde será colocado. Tapetes grandes podem unificar áreas amplas, enquanto tapetes menores são ideais para criar zonas específicas em ambientes integrados. Lembrete: não esqueça de medir o tapete e o local em que será colocado. Assim, evita-se surpresas de não caber ou combinar com o ambiente.

Textura e material

A textura e o material do tapete também são aspectos importantes a considerar, assim como é bom pensar no local a ser colocado. Tapetes de lã são macios e duráveis, ideais para áreas de maior circulação, como a sala de estar, por exemplo. Tapetes de algodão ou fibras naturais são leves e fáceis de limpar, perfeitos para espaços como cozinha e banheiro. Para quartos é importante que o tapete traga a sensação de conforto. Uma tendência que tem crescido é o tapete em crochê, na maioria das vezes, feito de forma artesanal, e combina bem com uma área de descanso. Aliás, também traz a sensação de nostalgia, um quê de casa de vó.

Dicas para usar tapetes coloridos na decoração:

Sala de estar

Um tapete colorido na sala de estar pode ser o ponto focal do ambiente. Combine-o com almofadas e acessórios decorativos em cores complementares para criar uma atmosfera harmoniosa. Tapetes com padrões geométricos ou abstratos adicionam um toque moderno e dinâmico.

Quarto

No quarto, os tapetes coloridos podem trazer uma sensação de aconchego e conforto. Tapetes em tons mais suaves, como azul-claro ou verde, ajudam a criar um ambiente tranquilo e relaxante. Para um toque de ousadia, escolha um tapete com um padrão vibrante para colocar ao pé da cama. Nos quartos infantis também é interessante ter um tapete para promover o conforto térmico da criança, se ela já for um pouquinho maior. Tapetes com temática infantil também é uma maneira de decorar o quarto dos filhos de um jeito divertido.

Corredor

Experimente colocar tapetes coloridos em corredores. Isso transformará seu espaço de passagem em uma área convidativa e charmosa. Assim, opte por tapetes compridos e estreitos com padrões que alonguem o espaço visualmente. Cores vibrantes como vermelho ou laranja trazem energia e vitalidade.

Sala de jantar

Na sala de jantar, os tapetes coloridos podem delimitar a área e adicionar um toque de elegância. Tapetes com padrões simétricos e cores como vinho, azul-marinho ou dourado trazem sofisticação. Mas, certifique-se de escolher um tapete resistente a manchas para facilitar a manutenção.

Cozinha

Para esse ambiente, o elemento é conhecido com outro nome, a passadeira. Mas, também trata-se de um tapete, porém mais estreito, que fica em frente a pia. Você pode optar por diversos materiais e estampas que podem ser utilizados para trazer cor e diversão para a cozinha.

Banheiro

Aqui, certamente, o tamanho do tapete será bastante moderado. Tenha um tapete de algodão ou fibra natural, pois a limpeza desse material é feita mais facilmente. Você pode inserir um comprido (se tiver espaço) ou um tamanho menor frente a pia, por exemplo, ou onde achar que fica melhor. Além de trazer estética para o banheiro, também deixa o espaço aparentemente mais organizado.

Mas, se você ainda está na dúvida quanto ao uso do tapete colorido, saiba que suas cores e texturas trazem impacto positivo e vida para a decoração. Assim, explore a magia das cores e permita que os tapetes coloridos façam parte da sua decoração, criando ambientes únicos e inspiradores.

Acompanhe a Like Magazine também pelo Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *