A cor verde está em alta, marcando presença em diferentes ambientes e com funções distintas. Cozinhas, banheiros, quartos e salas podem receber a cor de maneiras variadas, com móveis, obras de arte ou tapetes, por exemplo. Confira a seguir dicas de como usar o verde na decoração da sua casa!
Qual o significado da cor verde?
A cor verde na decoração representa a natureza, o bem-estar, a tranquilidade e o equilíbrio. Segundo o feng shui, o tom representa a família e o começo de novos ciclos. Ou seja, seu uso traz tranquilidade, frescor e bem-estar à sua casa.
Motivos para usar a cor verde na sua casa
O que ele representa
Como você viu, a cor verde na decoração significa bem-estar, paz e relaxamento. E vários ambientes, como quartos e salas de estar, remetem a essa estética. Por isso, utilizar diferentes tons da cor pode ser uma opção para quem busca relaxar em casa.
A cromoterapia indica
A cromoterapia, uma terapia complementar que parte das cores, sugere que a cor verde, devido aos seus efeitos relaxantes, auxilia no sono e no descanso. Desse modo, é indicado usar a cor verde no quarto — seja em paredes, móveis, tapetes, cama e almofadas.
O verde é versátil
Existem diversos tons de verde para usar na decoração e todos combinam com diversas cores. Para quem deseja iniciar, mas sente receio, uma dica: o verde e o branco funcionam bem! Em contrapartida, quem quer ousar nos tons pode optar pela união do rosa com verde.
Como usar o verde na decoração?
Se você gostou da ideia, mas ainda tem dúvidas de como usar a cor em casa, calma! A seguir, confira como inserir o tom na paleta do seu lar:
Plantas
Ok, plantas são uma etapa simples quando o assunto é incluir a cor no seu lar. A dica é perfeita, no entanto, para quem deseja iniciar e ainda não sabe como. Utilizar plantas para decorar permite que você reforce o conceito da natureza naquele espaço — além de fazer bem à saúde.
Para incluir a natureza na sua decoração, busque o melhor lugar em relação à necessidade de cada planta. A incidência de sol é um fator importante para quem deseja dar esse passo.
Dica extra: cuidado com os vasos! Para isso, opte por um que atenda à estética do seu lar, mas que cumpra as demandas da planta.
Decoração
Se você quer dar um passo a mais no uso da cor, pode apostar em quadros, vasos ou almofadas. Os itens decorativos são perfeitos para trazer novos tons e um toque de design ao seu lar.
Dica extra: se atente às combinações de cores para acertar na escolha dos itens de decoração da sua casa.
Mobiliário
Escolher móveis verdes para a sua casa pode parecer, de início, uma escolha brusca. No entanto, as combinações comprovam: o resultado fica lindo! Além de todos os sentimentos positivos que o verde traz ao seu lar, o móvel nesse tom é uma opção criativa.
Dica extra: quando optar por móveis verdes, se atende não só à combinação das cores, mas ao estilo da mobília. É contemporâneo? Clássico? Industrial? Esses são fatores que contam quando o assunto é criar um ambiente harmônico.
Parede
Sim, o verde funciona muito bem na pintura de paredes! Com tantos tons, é possível emitir diferentes mensagens e, também, criar composições únicas. Você pode focar em uma estética mais criativa, com cores fortes em pinturas irreverentes ou, ainda, em tons claros, que promovam a tranquilidade.
Dica extra: considere inovar na pintura. Por exemplo, uma ideia possível é colorir uma só parede ou metade delas.