Decoração

Vale a pena investir em um teto colorido?

Quando falamos em tetos coloridos ou com desenhos, muitos associam essa estética apenas a quartos infantis. Afinal, é bastante comum ver quartos de crianças com o teto coberto por estrelinhas pintadas ou até mesmo algum elemento projetando no teto o céu e outros detalhes. Mas, o teto colorido vem se transformando em uma tendência para qualquer ambiente, e não somente entre as paredes do quarto. Portanto, um teto colorido vai muito além do convencional e é uma maneira diferenciada de adicionar personalidade e estilo, quebrando a monotonia de paredes neutras, servindo inclusive, para espaços corporativos e estabelecimentos. Gostou da ideia? Então acompanhe a seguir, as sugestões para implementar essa tendência.

Já escutou o podcast da Like Magazine no Spotify?

Vantagens do teto colorido

Mais do que apenas uma solução estética, aderir ao teto colorido tem várias vantagens. A arquiteta Claudia Moreira aponta três: o colorido camufla pequenas imperfeições no teto. O teto com cores ou desenhos promove a sensação de pé direito mais baixo e aconchego, e se o teto é pintado da mesma cor da parede, cria-se uma unidade e sofisticação.

Versatilidade e a escolha das cores

Na sala de estar, na cozinha ou até mesmo no banheiro, um teto pintado ou revestido com uma cor vibrante pode servir como ponto focal, ampliando a sensação de espaço e trazendo uma atmosfera acolhedora. Já, as cores mais suaves, como tons pastel ou neutros, podem criar uma sensação de tranquilidade, enquanto cores fortes, como azul profundo, bordô ou terrosos, trazem ousadia e elegância, e destacam as luminárias.

Para quem busca uma estética contemporânea, um teto preto ou cinza escuro pode dar um toque sofisticado e moderno ao ambiente, especialmente quando combinado com iluminação bem planejada. Os tons mais vibrantes, como amarelo ou laranja, são perfeitos para espaços que pedem dinamismo, como cozinhas, áreas sociais, escolas e escritórios. Mas, cuidado e atenção ao escolher as cores e composições, pois algumas podem cansar a visão, principalmente em ambientes residenciais.

Outras possibilidades para colorir o teto

Além da cor sólida no teto, é possível usar outras técnicas como texturas, papéis de parede, stêncil, gesso, dando ainda mais personalidade ao espaço. Sendo assim, vale investir em estampas de flores, formas geométricas, ou ainda as mais discretas, como listras em branco e cobre, por exemplo. Esse tipo de solução decorativa demonstra que o teto é como uma tela em branco e pode ser explorada para criar ambientes únicos e cheios de estilo. Não é à toa que o teto de templos e da Capela Sistina, no Vaticano, faz tanto sucesso entre turistas. Se você não deseja colorir totalmente o teto, experimente pintar o rodateto. Essa já é uma forma de trazer mais cor para os espaços.

Em resumo, o teto colorido pode fazer parte de qualquer cômodo, trazendo uma nova dimensão à sua decoração e tornando sua casa ainda mais criativa e personalizada. Que tal experimentar?

Siga a Like Magazine no Instagram e fique por dentro de tudo que envolve a moda, decoração, beleza e bem-estar.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *