Decoração

Vai se mudar? Confira o passo a passo para encontrar o apartamento ideal

Ter um espaço seu é um marco importante. Seja para o aluguel ou para um espaço próprio, sair da casa dos pais é muito significativo. Justamente por isso, requer grande planejamento! E uma das etapas mais importantes está ligada à escolha do local e a definição de móveis, decorações e acessórios. Se você nunca viveu esse processo, é comum que não saiba como encontrar o apartamento ideal. Mas calma!

Focar no valor e na localização do imóvel é o básico, mas pensar em como você irá dispor o mobiliário, por exemplo, é tão importante quanto. Afinal, no dia a dia, funcionalidade e praticidade farão a diferença. Por isso, elencamos um passo a passo para acertar na busca do seu novo lar. Confira!

Passo 1: faça uma lista de necessidades

Crie uma lista com todas as suas necessidades e com todos itens que seriam interessantes, mas que não são fundamentais. Localização, três quartos e garagem são indispensáveis, enquanto academia no prédio é algo que você considera bacana. Ok, a lista está feita. Filtre esses itens nas buscas e não perca tempo com o que não cumpre seus requisitos. Se você ainda não sabe o que precisa, calma! Os próximos passos vão te ajudar.

Passo 2: atenção à iluminação e ao vento

O apartamento é ao lado do trabalho, mas as janelas são péssimas e os cômodos mal recebem luz natural: run, Forrest, run! Pode não parecer agora, mas esses são fatores que farão muita diferença no seu cotidiano. Então, se certifique de que seu novo lar receba boa iluminação natural e que tenha circulação de ar. Nos dias de verão, você lembrará dessa dica.

cozinha com janelas e iluminação natural
Pedro Kok Janelas e portas dão espaço à luz natural no cômodo projetado por entre escalas

Passo 3: invista em — boa — iluminação

Se você vai se mudar e nunca comprou uma lâmpada, atenção! A luz artificial impacta em vários fatores do seu lar, por isso, é preciso ter em mente alguns termos. A iluminação direta ou indireta define o que terá foco ou não no seu novo lar. É interessante mesclar ambas, para que você possa criar “climas” diferentes em um mesmo espaço.

A temperatura de cor talvez seja o fator mais importante. É ela quem definirá se a iluminação será branca ou amarela, sabe? Não há certo ou errado, mas tenha em mente a dica: luz branca amplia e traz um ar mais frio; luz amarela reduz e é mais aconchegante. Na cozinha, luz branca é a ideal. Já nos quartos, um tom mais aconchegante e quente pode ser uma boa.

quarto com bancada de estudos em madeira e iluminação
Guilherme Pucci A iluminação usada na bancada traz foco ao espaço de trabalho no projeto assinado por LCAC Arquitetura

Passo 4: pense em como serão os cômodos

Na procura pelo apartamento ou pela casa ideal, a disposição dos cômodos faz total diferença. Não há certo ou errado na escolha, que é individual e depende das suas necessidades. Justamente por isso, ela precisa ser pautada no que você precisa. Privacidade no home office? Um cômodo extra pode ajudar. Conexão entre quem cozinha e quem está na sala? Então integração é importante.

sala de estar com painel em madeira
Guilherme Pucci Sala de estar, biblioteca da família e balcão dividem o mesmo ambiente assinado por LCAC Arquitetura

Passo 5: quanto mais útil, melhor

Móveis com várias funções são aliados, sempre — e melhor ainda se o mobiliário for compacto! Quando iniciamos a pesquisa para o nosso lar, nos apaixonamos por vários itens e lotamos pastas no Pinterest. Se não controlarmos, facilmente teremos vários móveis-tranqueira ou aqueles que até são bons, mas cumprem uma única função raramente feita. No dia a dia, tudo isso atrapalha. Por isso, paute-se pela necessidade de cada espaço e busque opções multiuso. Aquela estante pode acomodar decorações e livros e ainda dividir um ambiente? Perfeito!

quarto e sala com divisória
Gabriel Carpes O móvel que abriga a TV também setoriza o ambiente de estar e do quarto, no ambiente projetado por BARRA Arquitetos

Passo 6: pense nas cores — elas importam!

Nem só luz e metragem importam! As cores que você dará ao seu lar farão total diferença. A principal dica é: tudo que fica exposto é um ponto de cor. Por isso, se pergunte: quais cores você quer reforçar na sua casa? Uma paleta de cores mais suave vai transmitir calmaria — alguns tons de verde são perfeitos para isso. Enquanto isso, tons terrosos podem ser mais acolhedores. Cores vivas, em contrapartida, vão estimular a criatividade dos moradores. Pense na mensagem final para definir a sua paleta!

quarto com decoração azul e em madeira
Guilherme Pucci Azul traz personalidade ao quarto projetado por Pietro Terlizzi Arquitetura

Amanda Bernardo

Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza e decoração, com foco em tendências e lançamentos. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3 e do impresso. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *