Decoração

Transforme ambientes compactos em refúgios aconchegantes

Mudar de casa ou apartamento, pensar na nova decoração e nos itens que vão compor os espaços, pode ser uma ideia atrativa. Mas, quando o local de transformação tem medidas compactas, pode ser um desafio. O tema da transformação de pequenos ambientes ganha destaque após uma preferência que tem crescido entre os brasileiros, a procura por apartamentos menores e mais funcionais. Os dados são apontados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), revelando que 2023 teve um crescimento de vendas de novos imóveis de 32,6%.

A divulgação de uma pesquisa feita pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) comprova o interesse por imóveis pequenos. Segundo a pesquisa, 76% dos lançamentos imobiliários em São Paulo têm até 45 metros quadrados. Então, quando não há um certo planejamento ou ideia do que se deseja para o espaço, a decoração corre o risco de ficar confusa e tumultuada. Para que isso não ocorra e você tenha um ambiente remodelado, confortável, funcional e aconchegante, o CEO e fundador da Love Gifts (empresa de presentes criativos), Fábio Farias, ensina como transformar os pequenos ambientes.

Já escutou a Like Magazine no Spotify?

Faça uso inteligente dos espaços

Para ter um pequeno ambiente acolhedor, Farias indica que é preciso usar a criatividade para otimizar o uso do local de forma inteligente. “Em locais compactos é essencial pensar em cada detalhe. Um exemplo clássico e elegante é o espelho, esse item cria uma sensação de amplitude”, destaca.

Pense nas cores

Usar uma paleta de cores claras e neutras nas paredes e móveis pode resultar em uma grande transformação. Isso porque esses elementos promovem a sensação de amplitude. Farias também enfatiza que os acessórios decorativos trazem personalidade e charme aos pequenos espaços. Claro, que usando o bom senso para não encher o local de elementos e deixá-lo sobrecarregado.

Objetos com personalidade

Hoje, mais do que apenas um local agradável, os moradores querem expressar sua própria identidade no lar. Conforme o especialista, isso se consegue por meio da inserção de objetos decorativos de acordo com seu estilo e gostos. “Itens que expressam personalidade e adicionam um toque afetuoso, como alusões à bebida preferida, personagens queridos ou peças divertidas, estão em alta. Isso evidencia a tendência dos espaços serem planejados para refletir a identidade”, avalia.

Para aproveitar ao máximo os imóveis de metragem menores, a decoração inteligente torna-se fundamental. Dessa forma, é possível criar espaços visualmente atrativos, práticos e confortáveis para o bem viver. Portanto, crie sua decoração personalizada, com os itens que mais gosta.

Em @likemagazinebr você fica por dentro das novidades da decoração, moda, beleza e outros assuntos.

LEIA TAMBÉM:

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *