Decoração

Tendências para áreas gourmet, cozinha e sala de jantar

Hoje, o cardápio escolhido não é o único detalhe que importa em uma refeição. A mesa posta representa mais que itens funcionais, apresenta tendências.

Publicado em: 28/10/2024 14:16
Última atualização: 28/10/2024 14:16

Preparar um almoço ou jantar especial tem ganhado outros olhares e atenção para além do cardápio escolhido e dos ingredientes. A apresentação da mesa posta e itens selecionados especialmente para a ocasião, hoje já não são apenas detalhes, são tendências. Desde a pandemia, as pessoas estão valorizando mais os momentos em casa, com a família e amigos para jantares íntimos, e isso tem influenciado no crescimento no mercado de tableware, ou seja, louças e itens para servir refeições, e nas reformas para transformar espaços gourmet, salas de jantar e cozinhas em locais mais aconchegantes e atrativos.

Escolher talheres, pratos, copos, xícaras e taças ganhou outra conotação, hoje esses elementos não são comprados apenas pela necessidade e funcionalidade. Mas, também – e tem aumentado cada vez mais o interesse –, pela decoração. Assim, compor uma mesa com intenção é também uma forma de carinho com os convidados, e até para si. Afinal, podemos montar uma mesa linda e agradável para nosso próprio – e individual –, café da manhã, por exemplo.

Mesa posta de café da manhã com itens de bambu e bandeja de palhinha
Mesa posta de café da manhã
Mesa posta de café com sousplats brancos e itens em bambu

Já escutou a Like Magazine no Spotify?

Cresce a procura por itens para casa

Uma pesquisa realizada pela associação ABCasa aponta que o setor de itens para casa movimentou R$ 96,3 bilhões no Brasil em 2022. Mas, os números devem aumentar, conforme dados da KPMG, organização global que presta serviços de auditoria e consultoria. Até 2025, a estimativa é que o mercado de itens de design cresça a uma taxa média de 8% ao ano. Dessa forma, o faturamento deve chegar a R$ 22,5 bilhões.

Mesa posta com frutas e duas pessoas sentadas

Diretor de marketing e vendas da Brazil Electronics (distribuidora exclusiva no Brasil da marca italiana Guzzini), Fernando Perfeito, preparou uma lista de seis tendências para incrementar os espaços gourmet, sala de jantar e cozinha. Confira!

1 – Atenção às tendências mesa posta

Tradição em países da Europa, principalmente a Itália, a mesa posta por lá não é uma decoração exclusiva de ocasiões comemorativas. Para os italianos se reunir em família ou com amigos para comer e beber é sempre um momento especial. Por isso, investem em montar uma mesa posta harmônica. Esses detalhes são tão importantes como a própria refeição, e esse comportamento está se tornando uma prática constante entre os brasileiros.

“Uma mesa posta como experiência é uma tendência não só para quando tem visita em casa, mas para o dia a dia, ou seja, aquelas peças mais especiais não ficam guardadas esperando a ocasião certa. Hoje, em uma casa moderna não pode faltar uma bela mesa posta, envolvendo pratos, talhares, copos, jarras e demais utensílios de qualidade, cores e alta beleza”, destaca Perfeito.

Mesa posta com pratos e copos verdes e talheres dourados
Sousplat listrado em branco e bege com talheres dourados
Mesa posta com pratos brancos e detalhes na borda

2 – Movimento de sustentabilidade

A urgência pela sustentabilidade tem ganhado movimentos de mais força e despertado o interesse das pessoas, que desejam contribuir para a construção de um mundo mais saudável. Assim, Perfeito afirma que é possível aderir ao movimento verde (como vem sendo chamado) também na escolha dos itens e utensílios para casa, ao adquirir materiais feitos por empresas que se comprometam com os cuidados ao meio ambiente.

Segundo ele, no mercado já existem produtos ecologicamente sustentáveis, feitos de acrílicos reciclados pós-consumo e bio acrílicos produzidos a partir de biomassa vegetal, itens produzidos 100% no conceito de economia circular a partir de garrafas pet pós-consumo. “É preciso valorizar as empresas que possuem certificação B, ou seja, são consideradas companhias que priorizam o impacto social e ambiental, transparência e responsabilidade”, afirma.

Mesa posta para o café da manhã com itens em bambu e sousplat xadrez

3 – Mais do que decorativo

Perfeito aponta que, moradias compactas exigem otimização constante. Portanto, vale investir em itens e acessórios que tenham mais do que um design interessante, mas que apresentem funcionalidade também, como um enfeite de mesa que seja um suporte para vinho, por exemplo. “Existem diversos exemplos que unem beleza com eficiência, o que traz a sensação de pessoas estarem comprando algo dois em um.”

4 – Estilo retrô

Um movimento que a cada dia ganha mais destaque na decoração é o retrô. Seja em determinados elementos, como um filtro de água feito de barro, o estilo retrô está muito presente nos projetos de interiores. Nas cozinhas pode ser visto em eletrodomésticos, talheres e objetos que trazem a estética de outros tempos. Para Perfeito, o retrô tem ganhado atenção de gerações passadas pela conexão com a nostalgia e familiaridade, e nas gerações mais novas pelo contato com designs vistos apenas em fotografias antigas. Além disso, é inegável que o estilo tem um charme encantador.

Torradeira bege estilo retrô
Bule e xícara vermelhos com flores
Cafeteira, torradeira e bule verdes

5 – Invista em cores

Se antes as louças e itens eram predominantemente brancos, hoje a procura é por itens de cozinha com outras cores. Ainda que o branco seja atemporal e combine com todos os estilos de decoração, as cores vibrantes têm conquistado espaço também nos elementos de servir as refeições. “Colorir o momento das refeições tem se tornado uma forma de colorir ainda mais a vida e dar luz a todos os momentos”, avalia Perfeito. “Explorar apenas uma cor ou brincar com várias tem surgido como uma experiência interessante. Além disso, ambientes coloridos podem gerar mais inspiração e criatividade.”

Mesa posta com pratos e copos azuis
Louças vermelhas com bolinhas brancas
Mesa posta com sousplats pretos e pratos cinza
Pratos e canecas rosas e azuis
Louças em diferentes tons de azul
Louças brancas e verde-menta

6 – Itens tecnológicos

Além de uma estética agradável, as pessoas também buscam por itens com eficiência, que proporcionem praticidade e agilidade. Portanto, a inovação e a tecnologia estão entre as tendências procuradas para os espaços das refeições, seja no design, função ou na forma de fabricação. Produtos conectados à internet, que ofereçam mais resistência a arranhões, por exemplo, oferecem uma estética e experiência diferentes.

Acompanhe a @likemagazinebr também pelo Instagram.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Decoração
Matérias Relacionadas