Decoração

Tableware: cresce entre os brasileiros o interesse por itens de mesa posta

O conceito de preparar uma refeição vem mudando ao longo dos anos. Hoje, não importa somente os ingredientes e o sabor final da comida ou sobremesa, mas também o ato de servi-la, com mais destaque para a mesa posta e a experiência ao desfrutar de uma boa comida, independente da hora, seja no café da manhã ou no jantar. Isso se aplica não necessariamente para uma ocasião formal ou especial, mas está fazendo parte do dia a dia das pessoas.

A pandemia influenciou na mudança de comportamento. É o que aponta Fernando Perfeito, diretor de Marketing e Vendas da Brazil Electronics em artigo sobre o tema. “O empoderamento feminino, a ascensão da geração millenials e sua cultura de experiência, e a revolução imobiliária, mudaram o mercado de tableware por completo, principalmente depois da pandemia”, destaca.

Ouça a Like Magazine no Spotify

A busca por novas experiências

Com a necessidade do afastamento social por causa da Covid-19, os encontros passaram a ser mais valorizados, e segundo Perfeito, as pessoas reavaliaram seus conceitos, aproximando-se de uma nova realidade que é muito comum na Europa, especialmente na Itália: “o momento sagrado do comer e beber, mesmo que em mesas pequenas e com poucas pessoas.” Perfeito destaca que no continente europeu a hora da refeição é muito levada a sério, com dedicação para além do preparo da refeição. “Sempre haverá uma mesa posta com panos, bons talheres, pratos de qualidade e taças adequadas que precedem comidas bem preparadas”, aponta.

O interesse da geração millenials para o momento presente também refletiu na forma como as pessoas estão buscando mais do que apenas utensílios para a rotina das refeições, mas também itens decorativos que tragam experiências diferentes na hora de servir, mesmo que seja para si. Muitas pessoas desejam e estão incorporando em suas vidas a tendência do slow morning (manhã lenta, em tradução literal), que visa começar o dia de uma maneira mais calma e leve, e isso pode incluir preparar um café da manhã com uma mesa decorada com uma xícara e pratos diferentes, por exemplo.

Crescimento no mercado imobiliário e de tableware

Seguindo no contexto em decorrência da pandemia, a indústria imobiliária percebeu as mudanças dos clientes, passando a ofertar mais espaços gourmets integrados, contribuindo para o novo estilo de vida e a confraternização em casa. Uma pesquisa feita pela Archademy – plataforma online de arquitetura e design de interiores –, durante a pandemia, muitas reformas no Brasil foram realizadas em residências, sendo que 47,5% ocorreram nos ambientes de convivência.

Esse também é um dos fatores que contribuiu para a ascensão do setor de tableware, ou seja, itens para servir. Afinal, são elementos que podem trazer mais leveza para esses momentos. Se antigamente as avós, tias e mães deixavam as louças e talheres guardadas em armários e cristaleiras, para situações de festa, as gerações atuais agem diferente, aproveitando cada item novo, seja um pratinho, uma caneca, uma panela ou até talheres.

“É importante ressaltar que de acordo com a Business Research Insights, organização que oferece análises especializadas e inteligência de mercado, o tamanho do setor global de utensílios de cozinha e domésticos deve atingir mais de US$ 41 milhões até 2031, o que abre ainda mais portas para o varejo de tableware premium”, destaca Perfeito. Ele ainda afirma que, cada vez mais, os brasileiros buscam por boas experiências: “Uma mesa posta bonita hoje é mais do que simplesmente decoração ou status, é sinônimo de trazer mais vida para a própria vida.”

Confira mais conteúdos em web stories

Decoração inspiradora de mesa posta

­Com o crescimento do setor de mesa posta, são diversas as opções de louças, utensílios e talheres, oferecendo múltiplas formas de compor mesas de café, almoço e jantar mais interessantes, para uso individual ou coletivo. Além da funcionalidade, proporcionam estética, conexão visual e sensorial. A seguir, confira mais algumas inspirações que separamos.

Gostou do conteúdo? Então, siga a @likemagazinebr no Instagram e acompanhe todas as novidades.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *