Decoração

Sol da manhã e da tarde: como aproveitar a luz natural

Escolher o estilo de decoração da casa, os móveis e itens pode ser um dos momentos mais gratificantes para quem está montando seu lar. Mas, não basta apenas ter atenção a esses detalhes. É importante também que no planejamento da arquitetura de interiores residencial o sol da manhã e da tarde seja levado em consideração, pois é um fator que influencia diretamente na decoração.

A arquiteta Daniela Funari defende que é preciso valorizar a iluminação natural. O recurso pode aumentar o bem-estar dos moradores e a sensação de acolhimento na casa, além de transformação a décor. Porém, ela afirma que é um desafio planejar esses detalhes quando o imóvel é um apartamento. “Ao contrário das casas com varandas abertas e quintais, trabalhamos com um desafio adicional que é o de valorizar as entradas de sol existentes”, avalia. A seguir, confira as orientações de Daniela para aproveitar ao máximo a luz natural do sol da manhã e da tarde.

Julia Novoa Fotografia Ambiente com esquadrias brancas

Acompanhe também a Like Magazine no Instagram.

Iluminação natural em apartamento

Para que a luminosidade natural seja evidenciada no projeto, resultando assim numa bela composição de móveis, acessórios e luzes, Daniela diz que é preciso entender as direções que mais refletem a luz solar.

Nesse sentido, o lado Norte é onde ocorre o maior ponto de insolação diária. Ao Leste incide o sol da manhã e o lado Sul é onde o sol quase não chega. Com base nessas informações, a arquiteta utiliza de alguns recursos para destacar a iluminação em apartamentos. Para atingir o objetivo faz uma avaliação, inclusive dos itens decorativos e paleta de tons para cada cômodo. E lembra que a luz solar, além de trazer benefícios para a saúde dos moradores, também interfere no valor do imóvel no mercado.

Luz do sol da manhã

Em imóveis com luz matutina, Daniela privilegia uma composição que mescla o claro, clean e minimalista. Nesses casos, ela prefere trabalhar com varandas e grandes esquadrias para garantir a iluminação adequada. “A base neutra combina muito bem com a claridade do amanhecer e suas horas posteriores e os nuances de branco são maravilhosos para dar aquele ‘glow’ e nos ajudar a começar um dia repleto de energia”, destaca. Além das tonalidades claras, a profissional também busca inserir nos projetos os tons de cinza, bege, e tons pastel como verde, rosa e azul.

Outro detalhe que merece atenção quando se pensa em obter bastante luminosidade na casa é ter móveis com materiais resistentes ou próprios para o outdoor, já que estarão expostos ao sol.

Cantinho verde

A iluminação natural também permite que você possa ter um espaço verde ou uma área dedicada ao paisagismo na sua casa. Isso porque a luz natural possibilita o cultivo de algumas espécies de plantas nas varandas ou nas proximidades de janelas. Sendo assim, pode investir em vasinhos, canteiros e jardins verticais.

Mariana Camargo O sofá em “L” segue o layout do envidraçamento da sacada

Aliás, não somente será um ponto de cor entre tons mais claros (talvez), mas também trará vitalidade para o lar. Por esse motivo, Daniela também inclui mobiliário aconchegante – como poltronas, sofás e mesinhas próximo ao espaço verde.

Mariana Camargo Local para recepção e encontros

Entardecer encantador

Embora o amanhecer e a luz matutina formam belas imagens, o entardecer também merece destaque. É nessa hora que o céu se colore de tons rosados e alaranjados, evidenciando toda a potência da iluminação. Portanto, isso também deve ser considerado quando se pensa no planejamento da posição dos móveis e itens de decoração.

Mariana Camargo Ambientes integrados e cores neutras
Mariana Camargo

Para aproveitar esse cenário, Daniela idealiza ambientes mais intimistas e acolhedores. Nesse apartamento (abaixo), ela instalou persianas automatizadas que asseguram a privacidade como o conforto térmico e visual, pois o sol nesse local é mais intenso entre o meio-dia e às 16 horas.

Outra ideia é apostar num espaço que possa servir de happy hour ao fim do dia, como nesse gourmet integrado à varanda. A disposição dos móveis reflete um clima de balcão de bar.

Julia Novoa Fotografia Gourmet foi projetado na varanda integrada

Já escutou a Like Magazine no Spotify?

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *