Na arte da decoração de interiores, poucos elementos são tão versáteis quanto os espelhos. Seja para ampliar espaços pequenos, capturar a luz natural ou simplesmente adicionar um toque de elegância, os espelhos têm o poder de acrescentar estilo aos ambientes.
E podem (e devem) ser implementados em espaços para além do quarto ou banheiro. Muito usamos o espelho para nos arrumar, mas, saiba nas dicas a seguir, como incrementá-lo de forma inteligente na sua décor.
Ouça a Like Magazine no Spotify?
Versatilidade
Há várias maneiras criativas de incorporar espelhos à decoração do lar, em alguns casos, colocando-os até como protagonistas da composição. Dos pequenos aos grandes, são elementos atemporais (claro, com variação do formato e moldura).
De diferentes cores, o espelho é considerado acessório decorativo, que embeleza e caracteriza o ambiente, trazendo modernidade e singularidade. É um dos poucos acessórios unânimes na arquitetura, pois combina com todos os estilos e fica bem em com cômodos de tamanhos variados.
Dicas para otimizar o uso do espelho
Ampliação de espaço
Coloque um espelho em uma parede estreita ou em um espaço pequeno para criar a ilusão de um ambiente mais amplo e arejado.
Reflexão da luz
Posicione espelhos estrategicamente perto de fontes de luz natural ou luminárias para refletir a luz ao redor do ambiente. Dessa forma tem-se um espaço mais acolhedor.
Ponto focal
Uma dica interessante é usar um espelho grande como um ponto focal em uma parede vazia para adicionar profundidade e interesse visual ao ambiente.
Criação de profundidade
Se colocado em frente à uma parede com textura interessante ou uma vista bonita, por exemplo, o espelho pode trazer a sensação de profundidade e expansão do espaço.
Decoração de parede
Embora possa parecer exagero, você pode agrupar vários espelhos de diferentes tamanhos e formas em uma parede para criar uma galeria de espelhos única e elegante. Então, aqui vale também misturar estilos e molduras variadas para trazer personalidade à decoração.
Destaque de mobília
Se você colocar um espelho atrás de uma peça de mobiliário, como uma mesa de jantar ou uma cômoda, isso trará destaque para a peça, adicionando também dimensão ao espaço.
Divisão de espaço
Por fim, use o espelho como uma divisória em um espaço de plano aberto para definir áreas funcionais, como a separação entre a sala de estar e a área de jantar, por exemplo.
Deu para perceber o quanto é muito útil usar espelhos na decoração, não é mesmo? Portanto, adicione na sua décor também, adapte ao seu estilo. Afinal, o espelho traz todo um charme para a casa.
Siga a Like Magazine no Instagram.
LEIA TAMBÉM: