Pensar na decoração de um quarto infantil pode ser motivador, mas também um desafio diante de tantas possibilidades e referências. No entanto, não se trata apenas de decorar um espaço que seja bonito e funcional para os primeiros anos da criança, mas também de pensar em um ambiente que possa evoluir com ela ao longo do tempo.
Desde os primeiros passos até a adolescência, um quarto bem planejado pode proporcionar conforto, segurança e adaptabilidade. Se você busca também praticidade ao decorar o quarto dos filhos, veja as sugestões que preparamos para criar um quarto que acompanhe o crescimento da criança, mantendo-se sempre relevante e funcional.
Ouça diariamente a Like Magazine no Spotify!
Monte um quarto que seja aproveitado por mais tempo
É importante pensar a longo prazo para estabelecer soluções específicas de design e decoração que permitem essa flexibilidade. Isso com certeza será útil no futuro, para que você não tenha que fazer todo um novo planejamento, e que possa aproveitar grande parte do que foi criado para a infância da criança. Confira seis dicas!
1 – Planejamento inteligente
Existe uma grande variedade de móveis que deixam o quarto infantil lindo. Mas, invista em móveis que possam ser ajustados e configurados conforme a criança cresce, por exemplo, camas que se expandem, mesas ajustáveis e cadeiras ergonômicas.
Para a paleta de cores, utilize nas paredes e nos móveis principais as cores mais suaves e neutras, pois são atemporais e podem ser complementadas com acessórios coloridos, que são mais fáceis e baratos de trocar. Os papeis de parede também podem complementar a décor de forma fácil. Hoje, há uma infinidade de estampas que podem deixar o quarto harmonioso.
2 – Armazenamento funcional
Normalmente quarto de criança tem brinquedos e diversos itens. Por isso, é preciso pensar cuidadosamente no armazenamento. Uma dica importante é priorizar as prateleiras e estantes que possam ser reposicionadas conforme a necessidade. As modulares cumprem bem essa função.
Os cestos e caixas também facilitam para manter o quarto organizado. Uma forma de incentivar a organização desde cedo por parte das crianças é usar etiquetas para os itens, ou até mesmo cores para identificá-los.
Você também pode optar por móveis com dupla função. Por exemplo, camas com gavetas embutidas ou baús que funcionam como bancos. Dessa forma, é possível economizar espaço (talvez até dinheiro), deixando tudo em ordem.
Mantenha espaços de armazenamento temporário que podem ser utilizados para armazenar brinquedos ou roupas que não estão sendo usados no momento.
3 – Espaços multifuncionais
Área de brincar e criar – Reserve um canto para brinquedos e jogos. Coloque um tapete fofo e deixe as caixas de brinquedos ao fácil acesso da criança. Tenha uma área onde a criança possa expressar sua criatividade, como um quadro negro ou uma parede com papel de parede que possa ser desenhada.
Área de estudos – Crie um espaço dedicado para estudos que possa ser adaptado com o tempo. Uma mesa com altura ajustável e prateleiras para livros e materiais de estudo são essenciais.
Espaço de relaxamento – Uma cadeira confortável ou um pufe pode servir como um local para leitura ou até mesmo a sonequinha dos pequenos.
4 – Decoração adaptável
Além da praticidade dos móveis funcionais, das estratégias de armazenamento, outro detalhe bem importante é a decoração. Aqui também é preciso pensar para o futuro. Portanto, uma ideia bastante funcional é aplicar adesivos de parede. Você pode colocar e remover facilmente à medida que a criança cresce e seus interesses mudam.
Outra forma de decoração interessante é apostar nos quadros e murais. Assim é possível criar uma galeria de arte infantil com imagens que podem ser atualizadas regularmente com desenhos e criações da criança. Vale lembrar que o ambiente personalizado atrairá mais a criança. Sendo assim, decore o quarto com elementos que refletem os interesses da criança, como temas de esportes, animais, espaço, etc.
Por fim, as roupas de cama temática também são uma solução bastante prática para não deixar a decoração de lado. É uma maneira fácil e econômica de atualizar o tema do quarto. Por exemplo, há estampas de princesas, bichinhos, super-heróis, filmes, etc.
5 – Segurança sempre
A segurança da criança é fator indispensável a se considerar na hora de planejar o quarto. Portanto, escolha móveis com cantos arredondados para evitar acidentes. Certifique-se também que as estantes e armários estejam bem fixos na parede, e utilize protetores de tomada para garantir a segurança dos pequenos.
6 – Iluminação adequada
O projeto luminotécnico sempre é um fator importante. Assim, aproveite ao máximo a luz natural, utilizando cortinas leves que permitam a entrada de luz. Também adicione lâmpadas de leitura ajustáveis na área de estudos e próximo à cama, e que proporcionem conforto durante a noite.
Para conhecer mais sobre outros conteúdos, siga a Like Magazine no Instagram.