Decoração

Saiba incluir o sofá minimalista na decoração da sala

O minimalismo é uma tendência de design que valoriza a simplicidade, a funcionalidade e a elegância. É o estilo certo para quem busca ambientes mais ‘limpos’, sem exagero de objetos e peças. No centro dessa estética, o sofá minimalista se destaca como uma peça-chave que combina forma e função, tornando-se um elemento essencial na composição de salas modernas e sofisticadas. Se você tem vontade de aderir à essa tendência, separamos algumas dicas para integrá-lo harmoniosamente à sua decoração.

Ouça a Like Magazine no Spotify.

O que é um sofá minimalista?

O sofá minimalista se destaca por ter algumas características, como as linhas simples, retas e design clean, sem excessos de ornamentos. Isso cria uma sensação de clareza no ambiente.

Outro detalhe importante que faz um sofá minimalista é a paleta de cores. As cores neutras são protagonistas nas escolhas para esse tipo de decoração. Por isso, sofás em branco, off white, cinza, preto e bege são bastante comuns, pois ajudam a manter a atmosfera calma e serena. Mas, também é possível encontrar o móvel no azul escuro.

Uma outra característica do minimalismo em geral, e aqui aplicando também ao sofá, é sua funcionalidade. Muitas vezes esses sofás são modulares, permitindo diversas configurações e adaptações ao espaço. Isso é uma ideia bastante interessante, afinal, se enjoou da decoração, basta mudar a posição e composição.

E por último, o sofá minimalista se destaca pelos materiais de qualidade. Portanto, couro, linho e madeira é frequente, destacando a durabilidade e a estética natural. Vale lembrar também que existe minimalismo em sofás de formas orgânicas, seguindo o mesmo estilo de cores, funcionalidade e materiais.

Dicas para implementar um sofá minimalista na sala

Tamanho certo – Embora em cores neutras, um sofá muito grande pode sobrecarregar o ambiente, enquanto um muito pequeno pode parecer desproporcional. Então, meça seu espaço antes de escolher o sofá.

Cores e texturas – Além de optar por cores neutras para o sofá, complemente a composição da décor com almofadas ou mantas em tons suaves ou texturas diferentes para adicionar ainda mais conforto e harmonia minimalista.

Mantenha a harmonia – Combine o sofá com móveis e acessórios que sigam a mesma linha de design. Por exemplo, invista em mesas de centro com design simples, luminárias discretas e móveis funcionais.

Espaço e funcionalidade – Deixe espaço ao redor do sofá para garantir uma circulação fluída. Isso também ajuda a destacar o design do sofá e a sensação de amplitude do ambiente.

Iluminação adequada

Uma dica importante para qualquer projeto, é sempre que possível, utilizar a luz natural. Isso porque promove a sensação de bem-estar. Além disso, para a iluminação do espaço, adicione luminárias de design clean para criar um ambiente acolhedor durante a noite, destacando a área do sofá.

Elementos naturais – Você pode compor o ambiente minimalista também com plantas e materiais naturais, como madeira e pedra, para trazer um toque de natureza e aconchego.

Organização – Mantenha o espaço ao redor do sofá organizado. Utilize estantes embutidas ou móveis com armazenamento oculto para evitar a desordem visual.

Ao seguir essas dicas, você terá um ambiente que não apenas destaca a beleza do sofá minimalista, mas também promove uma sensação de tranquilidade. O minimalismo não é apenas um estilo de decoração, mas um estilo de vida que busca a simplicidade e a essência das coisas.

Siga a Like Magazine no Instagram e acompanhe vários outros conteúdos.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *