Decoração

Saiba como incorporar a mesa de canto para cozinha

A otimização de espaços e os ambientes funcionais é uma aposta frequente em muitas decorações de interiores, principalmente se o imóvel tem metragem reduzida. Portanto, prezar pelo uso inteligente dos espaços, seja em casa ou apartamento, é uma solução eficaz para resolver o problema. Nesse sentido, uma ideia bastante colocada em prática é a mesa de canto para cozinha, e aqui falamos como opção para espaços menores, assim como os maiores. A seguir, separamos algumas sugestões de como aplicar essa ideia na sua casa.

Acompanhe pelo Spotify o podcast da Like Magazine, o Like 103.3.

Mesa de cozinha com canto alemão

Se você prefere que a mesa das refeições não esteja no centro da cozinha, há outras formas de deixar o cômodo acolhedor, visualmente bonito e confortável. Uma maneira de facilitar a circulação na cozinha é ter uma mesa de canto no estilo canto alemão.

Ao optar por essa fórmula, você pode instalar a mesa junto a duas paredes ou aproveitar a parte de uma bancada como parede. Além de ser uma forma muito charmosa de trazer conforto para o lar com o assento em sofá ou banco estofado, também é uma ideia bastante utilizada. Quanto à mesa, pode ser quadrada, retangular ou até redonda. Assim, você não precisa de um espaço muito grande, pois o canto alemão pode ser instalado em pequenos lugares. Nesse caso, uma dica é que a mesa tenha pé central. A decoração fica a seu critério, se prefere algo mais moderno, clássico, descontraído, bastando brincar com os elementos decorativos. Experimente instalar pendentes acima da mesa para reforçar modernidade.

Às vezes também não é uma questão de espaço, mas apenas uma preferência estética e a mesa de canto nesse formato transforma o espaço, atraindo olhares e sendo convidativa para um chá da tarde, por exemplo.

Mesa de canto tradicional

Talvez uma das formas mais convencionais de dispor a mesa na cozinha seja com uma parte dela encostada na parede. Se na casa ou apartamento não há muitos moradores, essa é uma boa opção para os dias com menos movimento no lar. E se chega visita, por exemplo, é possível afastar da parede e adicionar cadeiras ou bancos extras.

Para quem mora sozinho e não quer uma mesa tomando espaço do ambiente, há opções como as mesas dobráveis. São práticas, com tamanho adequado que atende às necessidades do dia a dia, e a variedade de designs disponíveis permite ter uma cozinha funcional. Há também algumas que seguem a ideia do design minimalista, porém com um único pé, ficando a parte de cima sempre à disposição para um café, almoço ou jantar. Dessa forma, também é possível recolher os banquinhos debaixo da mesa.

Bancada como mesa de canto

Se a sua ideia é realmente ter um móvel funcional, a mesa pode estar junto à bancada. Ou seja, aquele espaço, que muitas vezes têm uma pia ou fogão cooktop, e serve para cortar e preparar alimentos. Vale dizer que esse estilo é mais indicado se você mora sozinha, para sentar ali e tomar um cafezinho ou ficar num bate-papo informal com petiscos, por exemplo, mas não é o ideal para receber vários convidados. Ainda assim é uma ideia que pode complementar o projeto da sua cozinha, se tiver espaço.

Estilo de mesas

Além da escolha de como acomodar a mesa de canto para cozinha, é preciso optar pelo estilo que mais se adequa ao gosto pessoal dos moradores. E para isso há uma grande variedade de produtos, designs e materiais. Em madeira, metal, MDF, MDP, com brilho ou fosca, moderna, retrô, rústica, a escolha cuidadosa da mesa refletirá na decoração. Para isso, é preciso que você pesquise o que deseja para garantir sua melhor opção. Isso passa também por definir o tampo da mesa como todo o resto. E não esqueça de fazer as medições do local em que será instalada o móvel, assim como suas próprias medidas.

Em @likemagazinebr você acompanha conteúdos diversos.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *