Decoração

Saiba como implementar a decoração rústica e ter um refúgio de tranquilidade

Faz certo tempo que a decoração rústica deixou de ser relacionada somente a casas de campo ou fazendas. Isso porque esse estilo simples com a beleza dos materiais naturais nos móveis e revestimentos remete a espaços charmosos com aconchego. A escolha desse estilo para o lar está crescendo entre moradores, como uma forma também de valorizar a natureza e a durabilidade.

Ouça a Like Magazine no Spotify

O rústico no meio urbano

À frente do escritório Sabella Arquitetura, o arquiteto Frederico Sabella afirma que a decoração rústica pode ser perfeitamente adaptada aos espaços urbanos. Portanto, mesmo que você more em um apartamento ou casa no centro da cidade, ainda assim pode desfrutar de todas as vantagens de optar por esse estilo decorativo, criando assim um refúgio de sossego.

Sabella destaca que alguns detalhes são fundamentais para ter a atmosfera que o rústico pode trazer aos ambientes. “Na decoração rústica não podem faltar elementos que evocam simplicidade, bem-estar e conforto, como os materiais naturais repletos de texturas, que dão sensação de acolhimento e nos conectam com a natureza”, detalha. “As cores quentes e neutras, detalhes artesanais na decoração como objetos, peças de arte, peças antigas de família, uma iluminação quente e aconchegante, com luz suave e difusa, também trazem rusticidade. A combinação desses elementos, com certeza, vai trazer a sensação de um refúgio campestre.”

Características da decoração rústica

Um dos principais aspectos dos ambientes rústicos é a utilização de materiais brutos, ou seja, em seu estado natural. Assim, a madeira é um dos elementos protagonistas da decoração rústica, e pode ser usada das mais variadas formas: do mobiliário ao revestimento e acabamentos. Sabella sugere que a madeira com veios, nós e imperfeições é a mais indicada para quem busca esse tipo de composição no design de interiores.

Além disso, uma outra opção de material é a pedra, que pode ser aplicada em lareiras, bancadas e outros detalhes, trazendo ainda mais charme para o lar. Já, o linho, algodão, sisal, e juta são fibras naturais e devem usadas para tapetes, cortinas e estofados. O arquiteto também reforça que a casa precisa ser sensorial, ou seja, é preciso ter texturas e temperaturas diferentes, em pisos, paredes e tecidos.

Por que incorporar o rústico na décor?

Se você preza por uma casa que promova acolhimento e calmaria para descansar dos dias atribulados, o rústico é o estilo que certamente pode te proporcionar espaços relaxantes. É também uma solução para quem deseja uma conexão com a natureza. Ao utilizar a madeira maciça, você terá peças e acabamentos duráveis, com qualidade, e além disso, contribuindo com a sustentabilidade. Um outro detalhe que pode ajudar a te convencer a aderir à decoração rústica é que você pode incorporar diversos elementos modernos. Assim, cria-se um espaço totalmente original e de acordo com o gosto e estilo pessoal do morador.

Quais móveis usar na decoração rústica?

Visualmente, os móveis apresentam linhas mais simples, com designs inspirados em mobília antiga ou tradicional. Portanto, o mobiliário é mais robusto. Também é possível agregar peças antigas, fazendo o reaproveitamento daquele móvel que está na família há anos e nunca perde seu charme, por exemplo. “No mobiliário, o uso de couro e tecidos naturais como linho, lã e juta contribui para realçar o estilo rústico, trazendo textura e autenticidade ao ambiente”, destaca Sabella. Ele também sugere usar acessórios como cestas de vime, cerâmicas e objetos de ferro fundido para adicionar autenticidade.

Como implementar a decoração rústica?

Pôr em prática o estilo rústico depende do gosto de cada pessoa e do que acha interessante para decorar sua casa. Mas, algumas ideias são bastante comuns e cumprem com a função de ser um aconchego no meio urbano. Para isso, aposte, por exemplo, em uma sala de estar com sofá de couro e uma mesa de centro de madeira maciça. Tapetes de fibras naturais completam a décor, e se o ambiente tiver uma lareira de pedra, então seu espaço aconchegante será mais do que perfeito, um verdadeiro convite ao descanso.

Para a cozinha, invista em armários de madeira, bancadas de pedra e utensílios de cobre ou ferro. Considere também a instalação de prateleiras abertas, com peças em cerâmicas ou vintage. No lugar mais aconchegante da casa – o quarto –, a combinação mais assertiva é incluir uma cama de madeira com roupas de cama em linho ou algodão. No banheiro, por exemplo, uma pia de pedra ou cerâmica pode fazer uma composição harmônica com um espelho de moldura envelhecida.

Melhores cores para a composição

A escolha certa das cores reforça a rusticidade. Cores que remetem à natureza são opções ideais. Sendo assim, insira tons terrosos e verdes em revestimentos e plantas. Os diversos tons da madeira propiciam a conexão sensorial, destacando o estilo. Aposte no cinza das pedras como um recurso neutro e versátil. Use um pouco de branco ou off-white para trazer luminosidade aos espaços. Para ter contraste e calor, o bordô é uma excelente escolha. Para transmitir serenidade, o azul é a cor certa. Use-a em tecidos ou ladrilhos. Já, a cor mostarda confere calor e conforto. “Ao combinar essas cores de forma harmoniosa, respeitando a predominância dos tons naturais e terrosos, é possível criar um ambiente rústico, acolhedor e convidativo”, explica Sabella. 

Não esqueça a iluminação

Última sugestão dessa lista de ideias, mas também fundamental para valorizar a sua casa rústica é a iluminação e promover ambientes acolhedores. Antes de tudo, priorize a luz natural sempre que possível, pois isso faz muita diferença no conforto. Para as luzes artificiais, vale a pena investir em luminárias que destaquem o estilo, como as feitas em ferro, bronze ou madeira. “Além disso, o uso de velas e lanternas é uma ótima opção, pois adiciona um toque intimista e aconchegante, realçando ainda mais o charme do ambiente”, conclui o arquiteto.

Acompanhe a @likemagazinebr no Instagram e fique por dentro de todas as tendências.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *