Decoração

Saiba como escolher os tecidos para casa

Planejar uma decoração de interiores vai além da escolha dos móveis, cores e objetos. É preciso pensar também nos tecidos. Sim! Tecidos para sofás, estofados, enxoval, acessórios e até paredes. Com tantos materiais e texturas disponíveis, nem sempre é fácil optar, ainda mais, da forma correta. Para isso, as arquitetas Ieda Korman e Carina Korman, à frente da Korman Arquitetos, prepararam um guia de uso de tecidos para o lar. Confira e não erre mais nas suas escolhas.

Para fazer a escolha mais adequada, antes de tudo, as profissionais garantem que é preciso considerar o estilo familiar, o local em que a casa ou apartamento está inserido e até alguns hábitos. “Se falamos de um lugar frio, os tecidos para a casa devem ser naturais e mais peludos, como a lã. Em casas de praia, um linho rústico funcionaria bem melhor. Uma casa com animais de estimação pede por tecidos que não puxem fios, que tenham tramas mais fechadas. Famílias com crianças, por outro lado, precisam daqueles mais fáceis de limpar, impermeabilizados”, orienta Ieda.

Que tecidos usar para os móveis?

Para revestir sofás, poltronas e cadeiras existe uma grande variedade de tecidos, para necessidades e decoração diversas. Ieda prefere as opções mais naturais, mas diz que, para quem busca praticidade, os tecidos mistos ou sintéticos combinam melhor com a proposta dos moradores.

Alguns materiais estão entre os mais procurados para a composição estética da casa: Jacquard (com trama resistente e bem fechada), couro natural ou sintético (ideal para projetos mais clássicos ou rústicos), veludo, chenille, suede, linho e algodão. “Para não errar, o mais simples é optar por tecidos lisos no sofá, que é a maior peça de uma sala, e deixar os estampados ou para almofadas, ou para uma poltrona de destaque”, indica Ieda. Lembre-se que os tecidos lisos devem harmonizar com as estampas. A mesma lógica deve seguir nos ambientes integrados como sala de estar e cozinha, ou sala de estar e jantar, por exemplo.

Já conhece o podcast da Like Magazine? Confira o Like 103.3 no Spotify

Destaque para as almofadas

É inegável que as almofadas trazem mais conforto e aconchego para os ambientes, seja na sala de estar, no quarto ou no cantinho confortável do sossego. Além disso, são elementos que permitem mais possibilidades de escolha. Dos mais finos aos encorpados, são muitas as opções de tecidos que podem resultar em diferentes estilos. Segundo Ieda, as almofadas são as melhores opções para ousar com cores e estampas diferentes. Isso porque são acessórios que podem ser facilmente trocados e combinados de formas variadas. Aliás, almofadas em cores vibrantes como o amarelo trazem vivacidade para o lar, experimente!

Cuidado com os tecidos para a área externa

Com a chegada da primavera, dias mais frescos e mais tarde, com o calor do verão, é comum ter mobiliário nas áreas externas. Varandas, área gourmet e jardins ganham mais destaque nessas épocas do ano. Mas, justamente por estarem expostos à iluminação natural e às mudanças do tempo, os móveis para esses espaços devem receber tecidos apropriados, e, principalmente, impermeabilizados. “Os tecidos hoje em dia, principalmente quando importados, já vem impermeabilizados. Mas, se não for o caso, é necessário escolher bem aqueles que aceitam esse tipo de cuidado. A seda pura, por exemplo, não pode ser impermeabilizada e deve ser evitada em áreas externas”, afirma Ieda. Ainda que hoje, o mercado de decoração apresente tecidos resistentes ao sol e à chuva, Ieda aconselha deixar os móveis de áreas externas encapados quando não estão em uso.

Tecidos para paredes

Para quem deseja renovar as cores das paredes, por exemplo, o tecido se apresenta como uma solução eficiente e prática, assim como o papel de parede. Mas, não são indicados em casas com pessoas alérgicas ou áreas úmidas como banheiro e lavabo.

Além de experimentar uma cor nova para a parede, alguns tecidos têm texturas, trazendo ainda mais dinamismo para o ambiente. Podem ser implementados em quartos, salas, hall de entrada, home office, desde que o espaço seja seco e arejado. Conforme Ieda, para essa finalidade, os tecidos em algodão são as escolhas mais acertadas.

A aplicação do tecido na parede exige cuidado e paciência, principalmente quando é estampado, para manter a continuidade dos desenhos. A mesma atenção deve ser dada às emendas do tecido, devendo a colocação iniciar do centro das paredes para a ponta. Portanto, para isso, Ieda recomenda contratar um profissional especializado. Assim, você terá um resultado satisfatório e sem problemas.

Siga a @likemagazinebr no Instagram e fique por dentro das novidades.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *