Decoração

Saiba combinar cortinas em diferentes estilos

Acessório bastante utilizado em muitas decorações de interiores, a cortina é um elemento que pode agregar elegância, funcionalidade e estética aos ambientes. Mas, é preciso saber escolher a mais adequada para cada tipo de estilo decorativo. Para ajudar nessa decisão, Tatiana Hoffmann, gerente de produtos da Bella&CO, dá dicas de como optar pela cortina ideal e evidenciar os estilos rústico, clássico e moderno.

Já escutou o podcast da Like Magazine?

Cortina para estilo rústico

Ambientes com características rústicas exigem cortinas com tecidos mais espessos e pontos mais abertos. Dessa forma, a cortina nesse estilo promove sofisticação e elegância ao mesmo tempo que permite a luminosidade natural e permite a visualização de detalhes da área externa. “O estilo rústico possibilita o uso de itens naturais, como bambu e madeiras diversas. Itens inspirados em formas de folhas ou outros elementos da natureza, assim como tecidos de tramas abertas, também são bem-vindos. Em alguns casos, é necessário explorar o ambiente externo, aproveitando vistas maravilhosas que complementam o espaço”, destaca Tatiana.

Para o estilo clássico

Para os ambientes clássicos, as melhores opções de cortinas são as tradicionais lisas de voil. Assim, evocam um toque romântico por meio da delicadeza do tecido. Uma combinação interessante para esse estilo de decoração é usar xales nas cortinas. Esse elemento faz uma sobreposição nas cortinas, e permite a criação de diversas variações decorativas.

Alguns xales cobrem a maior parte da cortina, outros são mais curtos e discretos. Dessa forma, o ambiente com esse tipo de cortina ganha leveza e aconchego, sendo uma excelente escolha para quartos e salas de estar. Se você deseja incrementar a décor, aposte nas cortinas com detalhes bordados, pois trazem charme, refinamento e um aspecto vintage.

Persianas para estilo moderno

Se a decoração da sua casa, apartamento, ou até estabelecimento tem o estilo moderno, a dica é usar cortinas que complementem a composição. Portanto, as cortinas tradicionais são escolhas assertivas, assim como as persianas. Esse modelo vem ganhando destaque por sua praticidade e modernidade. A cortina em persiana é uma boa alternativa se você deseja reduzir a intensidade da luz solar no espaço. Além disso, o tecido promove a fácil limpeza e manutenção.

Com essas dicas é possível fazer a escolha da cortina de forma menos duvidosa, garantindo a harmonia de estilos. E vale destacar que, a cortina não precisa ser sempre branca. Embora, essa seja a cor mais tradicional, é perfeitamente possível criar ambientes agradáveis esteticamente com outros tons de cores.

Acompanhe a Like Magazine também pelo Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *