Local para o descanso no fim do dia, o quarto precisa refletir a atmosfera de aconchego e tranquilidade. Porém, quando o quarto é de adolescente, essa função pode se tornar um pouco mais complicada para os pais. Para ajudar nesse desafio, a arquiteta Hana Lerner (que atua em projetos no Rio de Janeiro e São Paulo), orienta como montar uma decoração funcional, confortável e com a personalidade do jovem. Antes de tudo, ela destaca que os quartos teen devem ser práticos, acolhedores e adaptados para as necessidades e mudanças da adolescência. Ela separou cinco dicas principais para criar um quarto de adolescente dos sonhos. Confira!
Ouça a Like Magazine no Spotify
1 – Personalize as cores
Hana enfatiza que a escolha das cores é fator primordial para a decoração e harmonia de qualquer projeto. “A seleção das cores desempenha um papel fundamental na atmosfera do quarto adolescente. As cores devem refletir a personalidade do adolescente e trazer uma sensação de alegria ao ambiente”, aconselha Hana. Portanto, as cores devem ser consideradas em todos os aspectos: paredes, móveis e objetos decorativos. Se o objetivo é trazer a sensação de amplitude, as cores prioritárias devem ser as mais suaves. Para uma atmosfera mais energizante, apostes em tons mais vibrantes.
2 – Priorize os móveis funcionais
Para um quarto de jovem que está em crescimento e mudanças constantes, investir em móveis funcionais é a escolha mais prática. Além de trazer a funcionalidade necessária, esse tipo de móvel tem a versatilidade de adaptação e potencializa a maximização dos espaços. “Móveis como camas com gavetas, escrivaninhas funcionais e estantes bem-organizadas são ideais para manter o quarto organizado”, sugere. Para Hana, saber escolher as peças do quarto é um dos segredos para transformar o quarto adolescente em um ambiente original e com personalidade.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
- Veja mais web stories
3 – Crie espaços multifuncionais
Segundo Hana, para que o quarto teen seja prático e organizado, é importante criar áreas específicas para as atividades de estudo, lazer e descanso: “É uma estratégia eficaz para otimizar o quarto adolescente.” Dessa forma, uma ideia é inserir elementos que ajudam a criar uma setorização eficiente. Assim, invista em tapetes e divisórias móveis, por exemplo. As zonas distintas promovem o senso de organização e facilitam o cotidiano do adolescente.
Leia também:
Ideias para criar um quarto infantil que acompanha o crescimento da criança
Armazenamento criativo: soluções práticas para cada cômodo
4 – Detalhes em evidência
Para que o ambiente seja agradável e acolhedor, a dica principal é compor a decoração com objetos e detalhes que o jovem goste, seja com temática de filmes, música, ou outros. Assim, a décor refletirá a personalidade do adolescente. Um detalhe importante é investir em acessórios que possam ser mudados e atualizados com o decorrer do tempo, das mudanças e interesses pessoais. Para isso, quadros, almofadas e outros objetos podem ser facilmente personalizados. “Pequenos elementos decorativos podem fazer uma grande diferença no estilo e na sensação de conforto do ambiente”, enfatiza.
5 – Otimize o espaço
Para espaços menores, uma solução inteligente é otimizar os espaços disponíveis. Então, isso pode ser obtido pela colocação de prateleiras, nichos e organizadores verticais e ajuda a manter o quarto em ordem. A arquiteta destaca que, se possível, é bom evitar a ocupação de espaço desnecessário no chão, até para promover a livre circulação no local.
Siga a Like Magazine no Instagram e acompanhe as novidades da decoração, moda e beleza.