Um bom closet precisa, obrigatoriamente, ser funcional. E uma das principais maneiras de torná-lo adequado ao cotidiano é seguindo medidas básicas. Por isso, confira quais são as medidas mínimas para o closet.
Maleiros
O maleiro, pensado para guardar malas e bolsas, exige uma altura mínima de 30 centímetros, segundo a SCA Jardim Europa. A necessidade, no entanto, pode variar. Por isso, considere outros itens que podem ser armazenados, como roupas de cama e caixas pouco usadas.
Sapateiras
Para acomodar sandálias, tênis baixos e rasteirinhas, a altura mínima é de 12 a 18 centímetros. Sapatos de salto alto e botas exigem de 18 a 24 centímetros de altura. As medidas correspondem às prateleiras deslizantes, ideais para facilitar o acesso. “Indicamos que botas de cano alto fiquem protegidas em caixas que podem ser inseridas no maleiro, por exemplo, para maior conservação dos produtos”, comenta a arquiteta Karina Alonso, da SCA Jardim Europa.
Nichos e prateleiras
Para peças como camisetas e malhas ou itens como bolsas e caixas de acessórios, a melhor alternativa é escolher entre nichos e prateleiras com medidas mínimas de 30 x 30 cm.
Cabideiros
Para vestidos e casacos maiores, o ideal é escolher cabideiros longos com altura entre 1,20 e 1,60 m. Enquanto isso, para o modelo tradicional, que abriga blazers, camisas e casacos, a altura média varia entre 90 cm e 115 cm.
Gavetas
A arquiteta indica uma profundidade mínima de 12 a 15 cm para peças íntimas. Para itens como, por exemplo, roupas de ginástica e pijamas a altura mínima é de 20 cm. No caso de armazenar joias, a gaveta com visor é uma boa opção — com altura de 9 a 12 cm. “Para quem prefere acomodar casacos ou roupas de malha fora de nichos, os gavetões profundos, com altura de 20 a 40 cm, são os mais apropriados, principalmente, para roupas de inverno”, finaliza.