Decoração

Primeiro imóvel: dez dicas para os iniciantes

Ainda que seja um sonho de realização de muitas pessoas, ter o próprio lar vai muito além de investimento, documentos e burocracias. É preciso mobiliar, decorar, deixar com a personalidade do morador. Mas, se é o primeiro imóvel, às vezes é mais complicado definir um estilo, saber o que se gosta. No entanto, a arquitetura e decoração são fundamentais para transformar ambientes, propiciando também experiências. Esses são alguns fatores que contribuem para que a casa ou apartamento sejam chamados de lar. Para ajudar os iniciantes nesse quesito da compra do primeiro imóvel, o arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, sugere observação a alguns detalhes que podem facilitar as escolhas de uma maneira prática.

Ouça a Like Magazine no Spotify

1 – Adaptação

A primeira dica de Moraes é: opte por móveis que sejam facilmente utilizados em diferentes mudanças e adaptações de moradia. É comum ter ansiedade para deixar a casa rapidamente decorada. Mas, nessa euforia, muitas vezes itens e móveis são comprados sem consciência do uso, portanto, sem necessidade. Assim, Moraes mostra esse móvel ripado, em seu próprio apartamento, que serve para guardar as louças da cozinha em uma estética moderna e mimetizada.

2 – Janelas e varandas

Primeiramente, antes de colocar os móveis para dentro do imóvel, pense como ficarão em relação às janelas e varandas. Para prevenir a umidade nos armários, recomenda-se colocá-los próximos a espaços arejados, preferencialmente de frente para janelas ou varandas. Isso promove mais ventilação no ambiente e nos móveis. Por exemplo, para este home office, o arquiteto Moraes o inseriu ao lado da janela para aproveitar iluminação natural e ventilação.

3 – Otimize espaços

Com a correria do cotidiano, cada vez mais as pessoas buscam por praticidade, e uma forma de obter isso é aderindo a ambientes e móveis multifuncionais. Também são ótimas escolhas para quem vive em um apartamento pequeno. Nesse contexto, Moraes implementou na reforma desse apartamento de 50 m² um guarda-roupas com portas de correr em painel de madeira. Além disso, o móvel atrás do sofá tem dupla funcionalidade: bancada de estudo e bar. Criar soluções inteligentes é uma forma de otimizar espaços e deixar a decoração mais dinâmica.

4 – Luminárias flexíveis

A iluminação é fator de grande importância para a decoração e ambientação do lar, e para quem pretende decorar o apartamento aos poucos, a dica é investir em luminárias que permitam mudar a direção das luzes, por exemplo. Sendo assim, os trilhos com spots são versáteis e boas opções, caso haja a necessidade de acrescentar pontos extras de luz. Isso porque os spots permitem o direcionamento da luz de forma focada, valorizando detalhes.

5 – Lista de pertences

Quando moramos com pais ou amigos, muitas vezes temos muitos pertences pessoais que, talvez, não caibam no novo lar. Portanto, faça uma lista de tudo que você tem (e não pretende se desfazer) para ter a dimensão do trabalho que terá na hora do armazenamento. Assim, você tem uma ideia de quantos armários e prateleiras serão necessários e quais soluções devem ser implementadas.

6 – Cobogós

Vazado, feito de barro ou cimento, o cobogó é um elemento utilizado para completar paredes e muros, e nos ambientes internos torna-se uma alternativa para delimitar espaços de forma criativa. Aliás, decora sem bloquear visualmente, e alguns modelos têm mais praticidade de instalação do que erguer uma parede. Na sala de estar, cozinha e até no quarto é possível utilizar o cobogó, criando uma estética atrativa, moderna e funcional. Usado para delimitar a sala de estar de outro cômodo, o cobogó preservou a passagem de luz e ventilação.

7 – Pisos

Para quem tem dúvida quanto à escolha do piso, saiba que, ao optar pelo mesmo modelo para todo o apartamento, tem-se a sensação de continuidade visual. Essa dica faz ainda mais sentido se o imóvel não for tão espaçoso e os ambientes integrados. Para esse projeto, Moraes usou o porcelanato que imita a textura e o acabamento do cimento queimado nas áreas sociais.

8 – Não deve passar despercebido

Antes da preocupação com a compra dos móveis e itens decorativos, observe alguns detalhes atentamente para que não haja arrependimentos. E o primeiro deles é certificar-se da direção em que está o apartamento no edifício. Se o apartamento está no lado Norte, saiba que seu imóvel terá sol o dia inteiro. Já, se for no Sul, quase não terá sol. É fundamental saber disso, pois influencia diretamente no planejamento do projeto. Moraes aconselha também a verificar o modelo de construção do prédio. Caso a maioria das paredes seja de alvenaria estrutural, fazer alterações torna-se mais complicado.

9 – Torneiras, chuveiros e ralos

Às vezes surpresas desagradáveis aparecem depois que você já está devidamente instalado no seu lar, como problemas com torneiras e chuveiros. Para descobrir se tudo está funcionando bem, leve um balde com água e jogue nos ralos. Dessa forma você verifica a inclinação entregue pela construtora. Use um outro truque também: abra torneiras e chuveiros. Deixe a água escorrer, e se houver algum vazamento nos sifões, eles devem aparecer cerca de dois a três minutos depois.

10 – Cuidado com a eletricidade

Não esqueça de fazer a vistoria elétrica. “Você só precisa levar o celular e o carregador, para testar em todas as tomadas”, orienta Moraes.

Siga a Like Magazine no Instagram e fique por dentro das tendências e novidades.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *