Decoração

Portas ou gavetas: qual a melhor escolha para projetos de marcenaria?

A preocupação com o armazenamento é um tema recorrente entre moradores e cada vez mais as pessoas buscam alternativas para contornar esse, que pode ser um problema, tanto em grandes ou pequenos espaços. E uma solução eficiente para manter tudo em ordem e itens em seus lugares é a marcenaria planejada. Nesse sentido, uma dúvida bastante comum é qual deve ser a opção de escolha: portas ou gavetas?

A arquiteta Isabella Nalon aponta que a decisão certa não só facilita o armazenamento e o acesso aos objetos, mas também contribui para a estética do ambiente. Ela ainda destaca que é preciso avaliar os prós e contras de ambas as opções. “Tudo vai depender daquilo que está previsto receber, assim como o espaço livre e as necessidades específicas dos usuários”, observa.

Ouça a Like Magazine no Spotify

Vantagens das gavetas

Para Isabella, as gavetas trazem várias vantagens, como ergonomia, facilitação na organização e acesso práticos aos itens. Dessa forma, podem ser a melhor escolha, e além disso, melhoram a experiência de uso já que o morador pode visualizar e alcançar rapidamente os objetos armazenados, sem a necessidade de se abaixar ou procurar nos fundos dos armários.

Limitações das gavetas

Ainda que as gavetas tragam muitos benefícios para a rotina diária da casa, é preciso destacar que elas também apresentam limitações. De acordo com Isabella, as corrediças suportam entre 10 e 60 kg, dependendo do modelo. Outro detalhe que pode influenciar na escolha da gaveta é sua pequena profundidade, que geralmente varia de 30 a 55 cm. Aliás, é necessário deixar um espaçamento de 5 cm entre o fundo do móvel e a gaveta, e isso acaba reduzindo o espaço interno útil.

Por que vale investir nas portas?

Para quem precisa acomodar itens mais volumosos ou pesados, as portas se confirmam como a escolha mais adequada. Isso porque também permitem um melhor aproveitamento do espaço. Outra vantagem é que as portas podem ser ajustadas conforme as necessidades do ambiente, e são ideais para áreas de serviço, por exemplo, para armazenar itens maiores.

Desvantagens das portas

Por outro lado, as portas podem prejudicar a ergonomia, principalmente em armários baixos, bancadas ou em áreas de difícil acesso, onde o morador precisa se curvar ou se esticar para alcançar os objetos. Nesses casos, as gavetas são mais indicadas. “Recomendo utilizar portas em armários altos, bancadas com cantos chanfrados ou em configurações em L, situações em que as gavetas não são práticas ou viáveis”, explica.  

Saiba fazer a combinação ideal

Para otimizar o armazenamento, Isabella recomenda a combinação de portas e gavetas. Assim é possível ter o melhor das duas opções, aproveitando as vantagens e qualidades de cada uma. Essa é uma forma de atender melhor às necessidades específicas de cada espaço com flexibilização para organizar os ambientes de maneira prática e esteticamente agradáveis, adaptando-se às diferentes exigências dos moradores.

Siga a Like Magazine no Instagram e fique por dentro das tendências.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *