Decoração

Porta de entrada: saiba escolher o modelo ideal

Todo projeto de arquitetura passa pela escolha da porta de entrada, sendo essa uma das principais do projeto. Quando se trata de uma casa ou apartamento residencial, isso deve ser definido ainda de forma mais cuidadosa e estratégica para refletir o estilo dos moradores. Assim, não basta simplesmente optar por uma porta com padrão estético.

A designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces, ressalta a importância de escolher com atenção para combinar também com a decoração interna, especialmente o hall de entrada e o living. “A escolha da porta já diz muito sobre o nosso estilo e das referências que mais gostamos. Há quem prefira uma versão mais discreta, enquanto outros clientes compartilham o desejo de ter um modelo impactante. O importante é que podemos trazer opções para atender todos os gostos”, explica. Para ajudar na decisão de escolher a porta ideal para seu estilo, Giseli preparou algumas dicas.

Já escutou o podcast diário da Like Magazine no Spotify?

Opções e estilos diversos

A porta da fachada é o primeiro elemento a ser notado em um lar. Podemos dizer que é o cartão de visita da arquitetura. Mas, dois detalhes devem ser destacados: o estilo do morador e o da arquitetura. Esses estão entre os principais fatores a serem considerados no momento de decidir pela porta ideal.

Segundo Giseli, se o lar tem um estilo mais clássico, uma opção com visual estético são as portas adornadas com desenhos, enquanto que o estilo rústico combina com porta de madeira com nós e veios aparentes. Já, se o estilo é mais discreto, ter a porta pintada da mesma cor da parede é uma alternativa assertiva.

Valorização dos materiais

Embora não seja tão fácil escolher a porta da entrada, a variedade de modelos e materiais contribui para facilitar esse processo. Sendo assim, a madeira é a matéria-prima mais empregada e faz perfeita combinação com vidro e serralheria. “Essas mesclas ficam muito chiques”, afirma Giseli.

Um material que tem sido bastante utilizado é o ACM, sigla para Aluminium Composite Material (material de alumínio composto, em tradução livre). A vantagem de ter uma porta com esse material é a leveza e a alta durabilidade. Além disso, o ACM pode alcançar a textura de madeira sem o problema de possível dilatação ou ataque dos indesejados cupins.

Combinado à madeira e ao ACM, o vidro pode ser utilizado para compor uma estética interessante. No entanto, Giseli orienta que esse não deve ser o material principal de uma porta. “Logo na entrada, não é significativo expor o interior da casa para quem está do lado de fora”, aponta.

Tipos de abertura

Além da estética e o material da porta, a profissional diz que as formas mais comuns de abertura são as de giro e a pivotante. A primeira utiliza dobradiças e pode ser lisa ou com molduras. Quanto às cores, as portas de giro compõem bem o ambiente em cores neutras ou mais vibrantes, dependendo do estilo da decoração. Neste projeto, Giseli optou por uma versão mais clássica da porta de giro com duas folhas, complementando a harmonia da edificação.

Já, a porta pivotante é um elemento de destaque na décor e desejo de muitas pessoas. Sustentada por um pivô nas partes superior e inferior, permite a movimentação em torno do seu eixo. Conforme a profissional, esse é um tipo de porta para uma fachada luxuosa e projetos contemporâneos, por exemplo. Mas, é importante ressaltar que para implementar uma porta pivotante é preciso mais espaço. Isto é, em um imóvel pequeno fica inviável a livre circulação.

Cuidados com as medidas

Ainda que as portas tenham a altura padrão de 2,10 m, é possível trabalhar com outros tamanhos quando o pé-direito é mais elevado. Para a largura das portas, é preciso considerar a referência dos modelos tradicionais, de 80 cm, enquanto que a porta pivotante necessita de mais amplitude na área de circulação, ou seja, no mínimo 1,20 m. “Gosto sempre de explicar para os nossos clientes que a versão pivotante não é factível em larguras de 80 cm, pois desse total, 20 cm será perdido em função do sistema de movimentação”, explica.

Mudança de portas em condomínio

Tanto em condomínio de casas ou apartamentos, a substituição da porta depende das regras determinadas no local. Segundo Giseli, alguns lugares aceitam, porém com a condição de determinar o padrão de cor e outros detalhes para manter uma padronização estética de estilo. Em muitos casos, a orientação é mudar a cor da porta na parte interna, criando assim uma conexão com a decoração idealizada.

Está gostando dos conteúdos? Então, aproveita e siga a Like Magazine no Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *