O design de interiores têm uma grande abrangência de elementos para compor de forma harmônica uma decoração com beleza estética e funcionalidade. E a iluminação é um detalhe fundamental para isso. Além de ser importante no aspecto geral, a iluminação também serve para destacar ambientes e objetos, e uma das possibilidades de obter esse resultado é pelo uso de pendentes. Caracterizado por ter os fios mais longos, os pendentes promovem uma iluminação que valoriza pontos que precisam de mais luz, e vem se tornando tendência entre os projetos de interiores.
Ouça a Like Magazine no Spotify
Tipos de pendentes
A variedade de opções decorativas é vasta, e com os pendentes ocorre o mesmo. São muitas as variações, estilos e designs. Existem pendentes com cúpula metálica, de vidro, geométricos, industriais, de cristal, com tecido ou material têxtil, com luminárias de led integradas. Muito utilizado para ambientes internos, o pendente também fica bem em áreas externas, como uma área gourmet.
No entanto, a escolha do tipo de pendente dependerá do que você deseja para sua decoração. Por isso, a definição deve estar de acordo com os outros elementos decorativos, mobiliário e cores. Além disso, também há a opção de colocar um único pendente ou mais de um no mesmo ambiente.
Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
Implementando o pendente na decoração
A iluminação adequada é necessária em qualquer espaço. Porém, para o uso do pendente, o indicado é usá-los em ambientes como sala de estar, sala de jantar, cozinha e área gourmet, quarto, home office e cantinho do estudo.
Por exemplo, com design robusto, os pendentes industriais são feitos em metal ou vidro, e são perfeitos para adicionar um toque moderno e urbano a qualquer espaço. Eles funcionam muito bem em cozinhas e áreas de jantar, onde podem ser utilizados para iluminar diretamente a bancada ou a mesa. Além disso, combiná-los com outros elementos decorativos, como tijolos expostos e madeira rústica, pode criar um visual contemporâneo.
Sala de jantar
Você pode posicionar o pendente em cima da mesa para deixar bem iluminada a área das refeições. Sendo assim, opte por um modelo mais largo com fio mais curto. Sendo um ou mais pendentes, neste caso, devem estar centralizados em relação à mesa, com a base a uma distância de 70 a 90 centímetros do tampo. Um detalhe bem importante: o pendente é um complemento para a decoração, portanto não deve roubar a cena na composição.
Sala de estar
Para usar o pendente na sala de estar, recomenda-se instalá-los, por exemplo, acima do bar ou mesinhas de centro. Dessa forma, o espaço o ganha destaque, valorizando aquilo que realmente merece ser realçado.
Cozinha e área gourmet
Nesses ambientes, o pendente é uma alternativa decorativa. Não deve ser a fonte principal de iluminação. A posição mais indicada é acima da ilha ou bancada, com pelo menos 50 centímetros de distância do balcão.
Quarto
No dormitório, o uso do pendente tem a função de trazer mais aconchego, promovendo um local acolhedor. Assim, o elemento pode ficar acima da cabeceira ou ao lado da cama, em cima do criado-mudo, para facilitar momentos de leitura, por exemplo. Uma dica é optar pelos menores e com luzes menos intensas, como as amareladas.
Home office, cantinho de estudo ou da leitura
Lembre-se que nestes ambientes também o pendente não deve ser protagonista. A finalidade é ajudar na concentração do trabalho, estudos ou leitura. Você pode colocá-lo em cima da escrivaninha, também priorizando as cores mais neutras e modelos menores.
Para acompanhar mais novidades de decoração e outras editorias, siga a Like Magazine no Instagram.