A utilização de fertilizantes orgânicos da Tera Nutrição Vegetal, produzidos a partir da compostagem ao lado de esgotos, tem proporcionado resultados positivos no crescimento e saúde das plantas em paisagismo. Como em parques, praças públicas e jardins residenciais na cidade de São Paulo.
Segundo o agrônomo e responsável técnico pelos adubos orgânicos, Fernando Carvalho Oliveira, é importante aumentar a produtividade na cadeia produtiva da floricultura, na qual vem crescendo no Brasil.
O mercado avançou 15%, de acordo com dados da Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – Já o faturamento cresceu de R$9,6 bilhões para R$10,9 bilhões. As três áreas com maior investimento foram a decoração, autosserviço e o paisagismo.
“Portanto, quanto mais fatores, como a adubação adequada, contribuírem para incrementar os resultados, maior será o potencial de expansão dessa cadeia produtiva”, comenta Oliveira.
Os fertilizantes orgânicos conquistaram as empresas inicialmente pelos bons resultados, o que ajuda a melhorar a paisagem, por exemplo, de lugares públicos. Nas quais o solo pode ser muito ruim. Atualmente, é mais frequente em jardins privados. Até mesmo, em vasos pequenos, com respostas também positivas.
Já o paisagista Nik Sabey, afirma que as plantas reagem muito bem. “Uso os insumos há quatro anos e fui percebendo que as plantas reagem muito bem”, enfatiza.
“Minha percepção quanto ao produto da Tera é de que ele é muito completo. As plantas respondem rapidamente e ficam com saúde e vitalidade muito perceptíveis. Por isso, procuro sempre levantar a bandeira dos insumos orgânicos”, comenta Nik.