Decoração

Organize seus sapatos com sapateiras modernas e funcionais

Manter os sapatos organizados e ao alcance é um desafio comum em muitos lares, especialmente quando há interesse em otimizar espaços. As sapateiras, além de cumprirem essa função de organização, também são peças que podem agregar estilo e personalidade ao ambiente. Dependendo do modelo escolhido, elas podem ser elementos versáteis que combinam com diversos tipos de decoração, desde os ambientes mais compactos até os mais amplos.

Já escutou o Like 103.3 no Spotify?

Funcionalidade e organização

Sabemos que a principal função de uma sapateira é deixar os sapatos em ordem e preservados, evitando que fiquem espalhados pela casa. No entanto, a escolha da sapateira certa vai além da simples funcionalidade. Ao integrá-la no ambiente, é possível fazer o aproveitamento do espaço, facilitar o acesso aos calçados no dia a dia e, ao mesmo tempo, manter a estética do local. Dessa forma, os modelos de sapateiras com prateleiras ajustáveis, gavetas ou portas deslizantes são ideais para quem precisa de versatilidade e praticidade.

Saiba escolher o estilo e a melhor opção entre as sapateiras

Existem diversos estilos de sapateiras disponíveis, em vários materiais, e a escolha do modelo ideal deve levar em consideração o estilo de decoração do ambiente e o espaço disponível. Aliás, você pode pensar em uma sapateira planejada, de acordo com as suas necessidades. Alguns dos estilos mais populares incluem:

Sapateira aberta

É ideal para quem gosta de ter os sapatos à vista e organizados de forma prática. Este tipo de sapateira é perfeito para closets, quartos ou áreas de entrada, onde o acesso rápido aos calçados é necessário. Portanto, modelos abertos também podem ser uma ótima escolha se você deseja exibir sua coleção de sapatos.

Sapateira fechada

Com portas de abrir, deslizantes ou basculantes, as sapateiras fechadas são boas opções para manter os sapatos fora da vista, garantindo um visual mais limpo e organizado. Elas são indicadas para corredores, halls de entrada ou até mesmo para os quartos pequenos, onde o espaço é limitado e o visual minimalista é desejado.

Sapateira multifuncional

Esse modelo combina armazenamento de sapatos com outras funções, como bancos embutidos, espelhos ou cabideiros. São excelentes para pequenos espaços, trazendo o máximo aproveitamento do ambiente, além de proporcionar um local para sentar enquanto calça os sapatos ou para guardar outros itens, como acessórios e bolsas.

Sapateira suspensa ou de parede

É um modelo adequado para quem tem pouco espaço no chão, pois as sapateiras suspensas ou de parede oferecem uma solução prática e criativa. Podem ser instaladas em corredores ou áreas de passagem, utilizando melhor o espaço vertical.

Sapateira estilo armário ou guarda-roupa

Se você tem um grande número de sapatos ou deseja armazená-los em um espaço específico, como um closet, faz sentido ter uma sapateira no estilo de armário. Com prateleiras internas ajustáveis, fica fácil organizar os calçados, mantendo-os sempre em ótimo estado.

Mas, caso você tenha muitos sapatos, e uma sapateira apenas não seja suficiente, uma ideia é usar o baú da cama box para guardar os calçados, um baú aos pés da cama, ou até mesmo ter mais de uma sapateira. Assim, você pode ter modelos e estilos diferentes, distribuindo-as em outros cômodos, deixando os sapatos de uso mais frequente ao fácil acesso.

Sapateira como elemento decorativo

A integração das sapateiras na decoração do ambiente pode ser feita de forma harmoniosa. Atualmente, escolher materiais que combinem com o restante do mobiliário é fundamental para criar um visual equilibrado. Nesse sentido, as sapateiras de madeira maciça trazem um toque de rusticidade e sofisticação. Os modelos em MDF com acabamento em laca ou espelho são boas escolhas para um estilo mais moderno e minimalista.

Também há modelos em acrílico, deixando o espaço mais clean, e em metal, por exemplo, evidenciando uma decoração contemporânea, e até giratória. Assim, as cores da sapateira também influenciam na composição estética. Para ambientes pequenos, optar por sapateiras de cores claras pode ajudar a criar a sensação de amplitude.

Dicas de organização

Além de escolher o modelo ideal, é importante pensar na organização interna das sapateiras. Utilizar organizadores de sapatos, separadores e caixas transparentes ajudam a maximizar o espaço e facilitam o acesso aos pares no dia a dia. Para manter seus sapatos sempre em bom estado, diversifique o uso, evitando que os mesmos pares fiquem guardados por muito tempo.

Acompanhe a Like Magazine também pelo Instagram e saiba as novidades da decoração, moda e beleza.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *