Decoração

O que é o maximalismo? Saiba usá-lo na decoração

Na área da moda e da beleza, as tendências surgem, permanecem por um tempo, vão embora e retornam anos depois. Na decoração, às vezes ocorre o mesmo, no sentido de voltar uma estética que já esteve presente, e o maximalismo é uma delas. Ao contrário do minimalismo, que preza e destaca as cores neutras e discretas, poucos móveis e a funcionalidade, o maximalismo é um estilo para quem gosta de uma decoração mais ousada, com cores e elementos.

Ouça a Like Magazine no Spotify

Implementando o estilo maximalista

Optar pelo maximalismo na décor dos ambientes não tem uma regra específica, é muito pessoal. Mas, algumas dicas podem facilitar nas escolhas para criar uma decoração com a estética. Assim, a Yamamura e a arquiteta Michele Wharton apresentam um projeto de interiores de um apartamento de um casal formado por um historiador e uma professora, fascinados por arte.

“Para mergulhar neste universo é preciso ter coragem e personalidade. O maximalismo permite mesclar estilos, estampas, texturas, desenhos e cores com o uso da criatividade”, afirma Michele. A seguir, confira as características identificadas no projeto e inspire-se a criar sua decoração personalizada maximalista.

Aposte na diversidade de ideias

Diferente de outras estéticas que têm características próprias e, raramente, se misturam na decoração, no maximalismo você pode, por exemplo, aderir a detalhes de cada estilo, criando uma composição bastante original: “Vale misturar o estilo clássico, moderno, contemporâneo, neoclássico, rústico, praiano, industrial e o que mais os moradores sentirem vontade.” Aqui, por exemplo, o projeto tem quadros nas paredes, objetos antigos ou de família, com destaque para a luminária de mesa e a arandela em metal.

Muitas cores

Para quem gosta de ambientes com cores vibrantes, com aspecto que evidencia a alegria, saiba que, no maximalismo usar tons vívidos e misturados é permitido. Assim como nas estéticas kitsch e funky decor, você pode perfeitamente combinar vários tons coloridos no mesmo espaço.

Aliás, além dos elementos escolhidos para decorar, você também pode investir em paredes com cores, revestimentos e quadros. Lembre-se que não é preciso criar uma unidade, vale inserir quadros de molduras e figuras variadas, assim como gravuras. Mas, tenha um equilíbrio para não sobrecarregar o ambiente. Para os banheiros foram usados revestimentos coloridos, com padrões e formas diferentes, e móveis e molduras com propostas distintas.

Decoração imersiva

Se você gosta de trazer itens de viagens para as futuras memórias, o maximalismo pode combinar com seu estilo de viver. É a oportunidade para exibir os souvenirs, evidenciando também a decoração afetiva. Também é possível destacar elementos de experiências de trabalho e outras culturas, com fotos, objetos, livros, móveis, etc. Para esse estilo, você pode garimpar diferentes peças em sebos, antiquários, brechós e feiras de troca.

Destaque para o mobiliário

Além de usar várias cores no mesmo espaço, o maximalismo combina com a inserção de um móvel moderno junto a outro mais clássico, por exemplo. Assim, não tenha receio de adotar aquela antiga cadeira de balanço ao lado do sofá de linhas retas. Móveis antigos ou de madeira de demolição também compõem bem o mobiliário. Neste quarto, foi incorporada uma luminária de piso em tamanho grande.

Texturas, estampas e padrões

O maximalismo combina com tecidos diversos. Sendo assim, vale inserir tapetes, mantas, cortinas, almofadas e enxovais. Dessa forma, além da estética visual, o apelo sensorial também contribui para uma sensação de aconchego.

Outra característica presente no estilo é a união de estampas e padronagens. Portanto, considere aderir às estampas étnicas, abstratas, psicodélicas, divertidas, folhagens, florais, geométricas, mosaicos, entre outras. Mas, planeje a decoração antes de inserir cada elemento, pois o segredo da estética de destaque é a harmonia visual. Uma dica para criar um equilíbrio é apostar em cores neutras para as paredes e pisos próximo aos padrões escolhidos. Nesta cozinha, os revestimentos em amarelo e branco trazem mais alegria e complementam a paleta em branco e cinza.

Siga a Like Magazine no Instagram e fique por dentro das novidades.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *