Decoração

Móveis vintage: como incorporá-los na decoração atual

A decoração com móveis vintage tem ganhado cada vez mais espaço no coração e nas casas dos apaixonados por design de interiores. Essa tendência não só remete a um tempo de elegância e charme, mas também traz personalidade e história para qualquer ambiente. Se você também tem simpatia pelos móveis vintage e pensa em incorporá-los na sua decoração, preparamos algumas dicas e ideias para te inspirar. Confira!

Ouça a Like Magazine no Spotify

O que é vintage?

De origem inglesa, a palavra vintage é usada para definir algo clássico, antigo e de boa qualidade. No entanto, é importante entender o que caracteriza um móvel como vintage. Geralmente, as peças consideradas vintage têm entre 20 e 100 anos de idade, remetendo às décadas de 1920 e 1980. São móveis que sobreviveram ao tempo e ainda mantêm sua funcionalidade e estilo original. Eles se diferenciam dos móveis antigos (mais de 100 anos) e dos retrôs, que são novos mas inspirados em um estilo antigo.

Na decoração vintage podem ser utilizados móveis de madeira, uso de estampas clássicas, tons envelhecidos, e objetos encontrados em antiquários. Sofás, poltronas, eletrodomésticos e luminárias elementos são bastante presentes na décor vintage.

Vantagens dos móveis vintage

Muitos móveis vintage foram feitos com materiais e técnicas de alta qualidade, projetados para durar décadas. Outra grande vantagem de incluir móveis vintage na decoração é o caráter sustentável porque ao reutilizá-los tem-se redução na demanda por novos recursos naturais.

Além da qualidade e do design, cada peça vintage tem uma história, promovendo um charme único que os móveis modernos muitas vezes não conseguem replicar. Aliás, saiba que para ter uma decoração vintage não é preciso investir muito dinheiro. Você pode perfeitamente aproveitar algum móvel ou objeto herdado de família ou garimpar nos antiquários peças com um valor acessível.

Dicas para incorporar móveis vintage na decoração

Cores e estampas – Tons pastel é uma característica do estilo vintage. Assim, cores como rosa queimado, lilás, salmão, azul-turquesa e verde-água são bastante comuns na décor vintage. Para grandes superfícies, aposte nas cores neutras como branco, bege, marrom e cinza-claro. Estampas florais e arabescos também se encaixam no estilo.

Misture estilos – Não tenha medo de misturar o vintage com o moderno. Isto é, uma poltrona vintage pode ser o complemento perfeito para uma sala de estar contemporânea, criando um contraste interessante e harmonioso.

Foco nas peças-chave – Invista em peças como uma mesa de jantar, um aparador, uma cristaleira ou uma estante. Esses itens podem servir como o ponto focal do ambiente. Normalmente o mobiliário vintage é feito de madeira.

Renovação – Nem sempre é necessário manter a peça no seu estado original. Dessa forma, você pode restaurar ou reformar móveis vintage para dar uma nova vida a eles, ao mesmo tempo em que mantém o charme original.

Atenção aos detalhes – Acessórios vintage, como luminárias, espelhos, quadros, relógios, porcelana podem complementar a decoração e reforçar o estilo escolhido. Vale também procurar por itens com acabamento prateado, dourado e acobreado. Para isso, uma dica é incluir elementos em todos os cômodos.

Iluminação adequada – Muito do charme do vintage está na iluminação do ambiente. Por isso, esse detalhe não pode ser esquecido. Sendo assim, invista em luzes indiretas com alguns feixes de luzes em pontos diferentes da casa para promover conforto visual.

Siga a Like Magazine no Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *