Decoração

Jardim vertical: saiba tudo sobre a técnica

Se você ama ter uma plantinha em casa, mas não tem onde pôr, não desanime. O jardim vertical atende à vontade de compor um espaço verde no lar, sem a necessidade de dispor de um grande local, por exemplo. Ainda há a vantagem de poder escolher em qual parte ficará, se na externa da casa, na sacada do apartamento ou em algum outro ponto.

Planeje o local do jardim

Antes de tudo, analise o local em que será instalado o jardim vertical, se terá luz direta, se tem possibilidade de pegar chuva. Algumas opções de plantas gostam mais da luz direta do sol. Portanto, a jibóia, a flor-canhota e a colar de pérolas são boas opções, por exemplo.

Plantas que ficam bem no jardim vertical

Para locais de luz indireta, sejam internos ou externos, opte pela samambaia, barba-de-serpente (para um efeito denso) e até mesmo a jibóia. A lambari-roxo é uma planta que se adapta perfeitamente a locais de sombra ou meia-sombra, e ainda traz uma cor extra em meio ao verde do jardim.

Existem muitas opções nas floriculturas. Então, quando for comprá-las, não esqueça de perguntar a melhor forma de mantê-las saudáveis e qual local é mais adequado para cada uma delas. Para que o jardim tenha uma estética bonita e seja diverso em suas espécies, tenha plantas de longa durabilidade, sendo pendentes, semi-pendentes ou aquelas que formam um tapete de folhagem.

Como montar o jardim vertical?

Para compor o seu jardim vertical há diversas opções, que você pode fazer sozinha ou procurar um profissional. As escadas em madeira natural deixam o ambiente despojado e colorido com o verde das plantas. É uma opção prática e barata, bastando colocá-la em algum canto e dispor os vasinhos de flores e plantas.

Ouça a Like Magazine no Spotify.

Plantas suspensas

Os vasos também podem estar em prateleiras ou pendurados no teto. Para isso você pode usar um suporte, seja de ferro ou em outro material, parafusado ao teto. Assim as plantas podem ser colocadas por meio de ganchos, ganhando um ar de decoração industrial. Outra opção é dispor os vasinhos acima da grade, formando uma composição interessante.

Use a parede como suporte

Uma opção muito usada na implementação do jardim vertical é usar a própria parede. Há quem opte pelas prateleiras, e outros materiais que fazem com que os vasos sejam presos por parafusos na parede. Essa é também uma forma de otimizar o espaço.

Use as treliças

As treliças são estruturas com tiras cruzadas de madeira, bambu ou metal, e dão sustentação ao jardim ou plantas suspensas. As ideias são muitas, portanto, você pode optar por aquela que mais harmoniza com sua casa ou apartamento, sem deixar de valorizar a decoração.

Seja como for seu jardim vertical, pode ter certeza que trará um charme a mais ao lar.

Siga a Like Magazine no Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *