Decoração

Jardim de inverno: crie um espaço simples e charmoso

O outono ainda não acabou, mas as temperaturas já começaram a baixar e os dias frios estão mais frequentes. Para quem gosta de renovar a decoração da casa, é comum pensar no que fazer diferente quando mudam as estações. Para receber a próxima estação uma boa ideia é criar um jardim de inverno.

Acompanhe nossas sugestões para preparar aquele espaço ocioso na casa e montar um jardim de inverno simples, visualmente bonito e aconchegante.

Ouça o podcast da Like Magazine no Spotify.

Origem do jardim de inverno

De origem europeia, o jardim de inverno surgiu no século XVII para suprir a necessidade e dificuldade do plantio de algumas plantas nas áreas externas no frio intenso europeu. Assim, os moradores levavam para o calor das casas algumas plantas e terra, protegendo-as das baixas temperaturas.

Desde então, o jardim de inverno incrementa o paisagismo de projetos residenciais e comerciais. Cultivado na parte interna do ambiente, é anexado a sala de estar, cozinha, quarto, banheiro, home office, espaço de reuniões, recepções e outros ambientes. É uma forma de levar um pouco da natureza para o ambiente interno.

Dicas para criar o espaço

Antes de tudo, saiba que você não precisa de um grande espaço para implementar a ideia. Portanto, foque no canto pequeno ou até mesmo no lugarzinho debaixo da escada. Com criatividade e boas inspirações é possível dar vida às ideias.

Considere se o local terá cobertura, iluminação natural e ventilação. Isso influenciará na escolha das plantas. As paredes do seu jardim podem conter ladrilhos, vidro ou outros materiais, desde que a porta seja em vidro para que o jardim possa ser visto e admirado. Mas, não esqueça que existem variações de jardim, livre de paredes e portas.

Tenha diversidade de plantas

Escolha folhagens e plantas de tipos e tamanhos variados. Uma dica: deixe-as as de maior porte no fundo do jardim para que não atrapalhem o crescimento das outras. Saiba que algumas têm a capacidade até de melhorar a qualidade do ar e equilibrar a temperatura interna dos ambientes. Para isso, sugiro consultar um profissional na floricultura.

Para deixar o lugar ainda mais bonito, coloque plantas em vasos, suspensas, em suportes na parede, como num jardim vertical ou diretamente no solo. Algumas pequenas árvores também ficam bem num espaço como esse.

Plantas que ficam bem no jardim de inverno

Há plantas que gostam da luz solar e outras que vivem saudavelmente à sombra. Confira algumas opções que ficam bem à meia sombra e sombra: samambaia, costela de Adão, bromélias, palmeira bambu, antúrio, lírio da paz, orquídea, violetas, comigo ninguém pode, suculentas e cactos.

Para o chão

Para cobrir o chão você pode usar pedras, seixos, cascalhos ou ainda argila expandida. Esses materiais mantém a terra úmida por mais tempo. Você também pode usar grama sintética ou verdadeira para decorar, além de um caminho em madeira ou lajotas. Não necessariamente você precisa escolher um único material, mescle e crie uma estética agradável com contrastes.

Área de relaxamento

Para além do visual puramente estético, você pode fazer do jardim de inverno também um refúgio de descanso e relaxamento. Inclua uma poltrona, banco com almofadas, cadeiras ou um balanço, e uma mesinha. Outros itens que podem ser adicionados para dar charme à decoração é uma fonte, por exemplo, esculturas como de um Buda.

Iluminação

Lembre-se que além de poder usufruir do lugar durante o dia, o jardim de inverno também merece uma boa iluminação, tanto para valorizar o design e paisagismo, como para que você mesmo possa aproveitá-lo depois de um dia de trabalho. Portanto, não esqueça de inserir luminárias, arandelas ou luzes embutidas. Com certeza, isso trará ainda mais charme para a decoração.

Em @likemagazinebr acompanhe conteúdos inéditos.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *