Decoração

Inverno: decore o lar para aproveitar os últimos dias frios

Falta pouco mais de um mês para acabar o inverno, mas ainda dá tempo de preparar a casa para curtir esses dias frios com conforto e bem-estar. Por meio da escolha de elementos adequados para a decoração, o lar pode ser transformado em um verdadeiro refúgio. Pensando nisso, a Yamamura preparou uma lista de sugestões para trazer o acolhimento para os espaços internos do lar. Confira!
Já escutou a Like Magazine no Spotify?

Escolha dos itens decorativos para o inverno

Inverno é uma das melhores épocas para usar tapetes, almofadas e mantas de tecidos felpudos. Sendo assim, materiais de lã e flanelados promovem conforto térmico, deixando a casa mais quentinha e aconchegante. Além dos materiais, priorize os tons terrosos, amadeirados, os escuros e areia, pois são mais convidativos ao descanso e ao propósito do aconchego, e combinam melhor com a estação.

Elementos naturais

O uso de elementos naturais é também uma alternativa para criar uma atmosfera agradável nos ambientes. Dessa forma, não há erro em apostar na madeira, couro, fibras, palhinhas e plantas. Se você gosta de cor e alegria nos ambientes, insira pontos de cor nas peças decorativas ou em um canto especial. Nesse projeto da arquiteta Letícia de Nóbrega, os elementos usados no sofá e na parede da sala trouxeram um clima leve e acolhedor.

A importância das luzes certas

Diversas vezes já falamos e reforçamos que a iluminação adequada muda a atmosfera dos ambientes. Portanto, as luzes devem ser escolhidas com intenção e cuidado. Conforme a Yamamura, luzes com temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) são ideais para obter a sensação de conforto. Então, são as melhores opções para quartos, salas e outras áreas de convivência.

Use a iluminação indireta, pois assim você consegue ter ambientes mais suaves. Para isso, aposte em plafons ou sancas de gesso iluminadas. Para o efeito meia luz, as arandelas, abajures e spots são escolhas acertadas, e podem ser instalados em pontos estratégicos. Uma dica interessante: já ouviu falar em luminárias dimerizáveis? São peças em que é possível controlar a intensidade da luz, e contribuem também para a sensação de bem-estar e conforto para os dias de inverno.

Saiba usar a iluminação em cada ambiente

Quarto – É o cômodo que mais necessita ter uma atmosfera agradável. Por isso, combine tons neutros com iluminação indireta. Vale usar abajures, pequenos pendentes, luminárias de piso ou arandelas em madeira, metal ou tecido. Além de deixar o quarto com aspecto aconchegante, são elementos que promovem romantismo à decoração. Uma luz dimerizável também combina bem com o quarto.

Sala de estar – Ambiente idealizado para momentos de relaxamento, é local também de integração social, seja com familiares ou amigos. Para deixar a sala agradável neste inverno, você pode optar por lustres, pendentes ou plafons com luzes indiretas ou difusas. Para uma iluminação mais intimista, além de um toque de elegância e conforto extra, as luminárias de piso, de mesa, ou arandelas com luzes similares também são ótimas opções, inclusive para espaços pequenos, como o cantinho da leitura ou o cantinho da ioga.

Sala de jantar – Local de confraternização em família, a sala de jantar ganha destaque com lustres e pendentes. Para evidenciar uma atmosfera agradável para o frio, invista em peças com acabamentos em madeira, por exemplo. O cobre também é uma boa opção de material para a proposta da decoração.

Cozinhas e áreas gourmet – Para esses espaços sociais, a Yamamura indica o uso de plafons na iluminação geral e pendentes nas bancadas americanas. Elementos na cor terracota ou em madeira combinam com a estação. Outra forma de deixar o ambiente visualmente bonito, é fazer uso das fitas de led associadas à marcenaria. A temperatura branco neutro (4000K) é a mais indicada para esses ambientes.

Home office – Se você tem home office, é preciso priorizar elementos que promovam a concentração no trabalho. Então, ter luminárias que tragam conforto visual é muito importante. Portanto, tenha luminárias de mesa, luzes centrais (plafons, trilhos com spots, lustres ou pendentes. Recomenda-se uma luz de temperatura neutra (4000K), assim você terá concentração e bem-estar.

Siga a Like Magazine no Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *