Ler vai muito além da simples leitura de um texto ou livro, pois traz conhecimento, interpretação, reflexões, e para quem gosta de ler e tem apreço por seus livros, sabe que é importante ter um lugar específico para guardá-los. Além de ser um espaço para abrigá-los adequadamente e você saber onde se encontra cada um, pode ser também uma forma de inseri-los na decoração de casa.
Para isso, saiba que há muitas maneiras de você conservar o bom estado dos títulos, trazendo ainda charme para a estética do lar. Portanto, se você pensa em dar um up na disposição dos seus livros ou está procurando a forma mais interessante para guardá-los, continue a ler o conteúdo e veja ideias que selecionamos para te ajudar nesse objetivo.
Ouça a Like Magazine no Spotify
Como guardar os livros
Usualmente os livros são armazenados em estantes. Seja com pés ou fixa na parede, a estante é a forma mais clássica de arrumar os livros e deixá-los ao fácil acesso da próxima leitura. Formada por prateleiras e feita com diferentes materiais (da madeira ao metal), permite uma decoração variada. Mas, além do modelo tradicional e vertical, há outras formas que podem deixar sua casa mais interessante esteticamente. Um exemplo é a estante de livros no chão. São diferentes designs, para poucas ou várias obras, e não precisam estar necessariamente em uma parede.
Prateleiras suspensas
Considere usar as prateleiras suspensas também como estantes. Como diferencial, nesse modelo é muito comum não ter lateral, criando uma estética mais clean. Se a base das prateleiras for de madeira, experimente colocar também algumas plantas, pois materiais naturais criam uma decoração harmônica. Você pode instalar esse modelo em qualquer lugar.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
Espaços além da sala para incluir livros na decoração
É muito comum ver a estante de livros instalada na sala de estar como um elemento de destaque. No entanto, é possível usar outras posições no mesmo ambiente, por exemplo, ao redor da porta. Essa também é uma ideia prática para salas pequenas, e a parede pode ser utilizada até o teto, quase como uma moldura. Dessa forma tem-se um ambiente otimizado e colorido pelas variações de capas e lombadas. Vale lembrar que esse formato de posicionamento dos livros também pode ser implementado em um corredor, no quarto ou na entrada de outro cômodo.
Design é ponto de destaque
Para além da organização dos livros, escolha de forma cuidadosa o móvel ou elemento que os abrigará. Isso fará a diferença na decoração. Se você deseja inovar e fugir dos modelos tradicionais, há inúmeros outros que podem ser o ponto central de algum ambiente. No chão, na parede ou suspenso, os designs de estantes para livros estão cada vez mais inovadores. Em formato de escada, com linhas curvas ou retas, escolha aquela que mais se adapta ao seu estilo e deixará seus livros em evidência de um jeito charmoso.
Aproveite os cantos das paredes e os pequenos espaços
Muitas vezes esquecidos, os cantos das paredes podem ser boas alternativas para ideias decorativas. E aqui incluo a decoração com livros. Você pode usar o cruzamento entre duas paredes e instalar nesse espaço algumas prateleiras suspensas. Para destacar a composição, uma ideia é colocar outros pequenos elementos decorativos junto aos livros.
Qualquer pequena parede pode ser transformada em uma estética atrativa para os livros. Considere as prateleiras suspensas, os nichos ou ainda uma estante vertical ou de chão. Vale a pena pensar em instalar uma arandela, vasinhos de plantas ou um quadro pequeno. O importante é personalizar a decoração.
Livros em caixas ou no alto da parede
A próxima dica é para você que não tem um grande espaço para pôr os livros, não tem muitos títulos, ou simplesmente quer expor algumas obras de uma forma diferente. Então, aqui minha sugestão é utilizar alguma caixa organizadora ou de madeira para deixar os livros na vertical. Dessa forma, você consegue visualizá-los claramente.
Outra ideia é colocar uma prateleira única no alto da parede. Porém, assim, guarde os livros que já foram lidos ou que não são pegos com tanta frequência. Ainda assim, é uma sugestão criativa de armazenamento e decoração.
Prateleira invisível
Aqui vai uma sugestão curiosa: a prateleira invisível. Normalmente fabricado em aço (ou em MDF fino), o suporte invisível faz parecer que os livros apenas estão encostados na parede, no ar. Mas, trata-se de uma base parafusada à parede e que recebe os livros na horizontal, uma acima do outro. É uma ideia também simpatiza com o minimalismo.
Estante próxima à janela
Não apenas decorativa, a estante instalada perto de uma janela é também uma forma de contribuir para o seu bem-estar, leitor. Certamente, assim o ambiente será arejado, transformando-se num cantinho ideal de leitura. Embora seja um lugar esteticamente agradável, não exponha seus livros diretamente à luz do sol. Evite também colocá-los perto da cozinha ou locais com umidade.