Decoração

Hall de entrada: o que levar em conta na hora da decoração

Espaço que recebe os moradores e os convidados, o hall de entrada passou a ser o 'cartão de visitas' do lar, e por isso merece uma decoração que o valorize.

Publicado em: 02/09/2024 16:31
Última atualização: 02/09/2024 16:40

Se antes a entrada da moradia era apenas um lugar de rápida passagem, ganhou destaque e agora tem nome. O hall de entrada passou a ser o ‘cartão de visitas’ do lar, o espaço que recebe os moradores e os convidados. E já que detém o status de importante para a casa, é justo que mereça ser valorizado com uma decoração pensada especialmente para ele.

Ouça a Like Magazine no Spotify

Explore a funcionalidade do espaço

À frente do escritório Korman Arquitetos, as arquitetas Ieda e Carina Korman desmistificam a ideia que somente apartamentos podem ter hall de entrada. Segundo elas, “todo espaço de entrada pode ser tratado como tal.” Além disso, é um espaço com grande potencial de impacto para convidados, sendo também relevante na rotina diária dos moradores. Assim, elas trazem dicas de como repaginar o hall de entrada. E se você, também quer mudar a entrada da sua casa ou apartamento e não sabe como, não deixe de conferir as ideias.

Antes de fazer qualquer mudança ou decoração, Carina Korman destaca que é preciso entender o projeto como um todo e a área do hall. “Assim como há a personalização nos demais ambientes, aqui no hall de entrada não pode ser diferente: ele também é um reflexo da personalidade e rotina de quem ali mora, sem contar que contribui significativamente para a funcionalidade e a arrumação do imóvel”, afirma.

Saiba como e porque decorar o hall de entrada

Para Ieda Korman, o hall de entrada deve ser multifuncional, podendo ser utilizado como espaço de armazenamento para itens usados no dia a dia, como chaves, sapatos, correspondências, casacos, guarda-chuvas, etc. Por exemplo, este projeto de interiores recebeu um armário ripado para acomodar os calçados que são deixados antes de entrar no apartamento. Além de contribuir para a beleza estética, o armário tem espaço para armazenar diferentes itens sem deixar tudo espalhado pela entrada.

Armário ripado no hall de entrada
Armário ripado aberto

Organização

Ieda ainda destaca que o hall de entrada é composto por diferentes formas: com armários, aparadores, ganchos, cabideiros, gavetas, bancos com armazenamento, sapateiras e prateleiras. Todos esses itens contribuem para transformar a decoração de apenas estética para funcional e prática. Um elemento que faz muita diferença no design de interiores e no hall também, é o uso do espelhos. Em formatos, molduras e tamanhos variados, espelhos trazem amplitude para os espaços, e claro, você pode conferir mais uma vez o visual antes de sair. Ieda e Carina também realçam que a tecnologia pode ser utilizada como assistentes de voz, fechaduras eletrônicas e iluminação automatizada.

Projeto Korman Arquitetos
Hall com banco, cestps, almofadas e espelho
Hall de entrada com aparador

Decoração

Para a composição do espaço existem inúmeras possibilidades, e assim como a funcionalidade, é um elemento importante. Porém, as arquitetas Ieda e Carina afirmam que a personalização e os detalhes deixarão o hall ainda mais interessante. Dessa forma, escolha alguma peça que reflita o seu estilo de morar para trazer personalidade e foco visual. Outros detalhes que podem fazer a diferença na décor do hall de entrada são as escolhas das cores, texturas e objetos decorativos. Vale decorar o hall com quadros, fotografias, tapetes, esculturas, por exemplo.

Hall de entrada com banco e tapete
Hall com espelho e ganchos
Banco, planta e ganchos no hall

Conexão com a natureza

Muito crescente nos projetos atuais de interiores é o uso de plantas na decoração, que, além de deixar os lugares bonitos visualmente, ainda traz a vantagem na melhoria na qualidade do ar. “Essa conexão não só melhora o bem-estar dos moradores, mas também cria uma sensação de tranquilidade assim que se chega em casa”, destacam Ieda e Carina.

Nesse quesito de decoração, também há uma grande variedade: vasos pequenos e grandes, cachepots, jardineiras, jardins verticais, plantas suspensas. Sua escolha dependerá do espaço disponível. Mas, de qualquer forma, as plantas deixam os ambientes mais vivos e alegres. Para seguir na linha de conexão com o meio ambiente, as arquitetas também lembram que os materiais sustentáveis, recicláveis e seguros feitos de madeira certificada, pisos de bambu e tintas ecológicas são opções ideais.

Hall de entrada com banco e vaso de flores
Pequeno hall com ganchos e flores
Hall de entrada em cores neutras

Iluminação

Para valorizar ainda mais toda a decoração pensada para o seu hall de entrada, não esqueça da iluminação. As escolhas certas evidenciam os detalhes. Por isso, aposte em luminárias de teto, abajures de mesa ou arandelas, certamente você terá um ambiente acolhedor, e para isso, as luzes quentes são as melhores opções.

Hall de entrada com LED
Hall de entrada com sapateira e espelho
Ideia de hall de entrada com pintura orgânica
Banco e cabideiro no hall de entrada
Hall de entrada azul com banco e prateleira

Já segue a @likemagazinebr no Instagram?

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Decoração
Matérias Relacionadas