Decoração

Guia completo: 13 dicas para deixar a casa sempre organizada

Você sente que é difícil manter a casa organizada? Sabia que talvez a questão não fique restrita a você? Pois é! Existem fatores conectados ao design do interior da sua residência e à rotina que auxiliam na organização do seu lar. Por isso, selecionamos algumas dicas para deixar a casa (quase) sempre organizada!

Sidney Doll Projeto assinado por Rosangela Pena preza pela fluidez e pelo armazenamento.

1) Crie uma rotina de limpeza: diária, semanal e mensal

Organize um cronograma de faxina para a sua casa. Separe as atividades a partir da frequência de necessidade de cada uma delas. Crie essa organização em uma planilha, em um planner impresso ou em folha lisa.

2) Crie uma rotina de organização: diária, semanal e mensal

Da mesma forma, crie uma rotina de organização. Mesmo que você mantenha a casa organizada diariamente, você vai precisar caprichar em alguns momentos específicos. Crie um calendário que inclua, por exemplo, organizar os armários da cozinha.

3) Faça na hora

Não existe mistério para uma casa organizada: é preciso organizar. A regra dos 15 minutos diários pode te ajudar. Ela é bem simples: separe 15 minutos do seu dia para se dedicar a organização da sua casa. Você pode, por exemplo, guardar objetos espalhados, tirar o pó da sala de estar ou organizar uma gaveta do seu guarda-roupas.

4) O mais difícil primeiro

Comece a organização pela parte mais crítica e necessitada da sua casa. Pode ser a sala de estar ou a cozinha, tanto faz: o importante é iniciar pela área que irá te trazer mais tranquilidade — isso pode funcionar como um incentivo para você.

5) Decoração + praticidade

Para manter a casa organizada, é preciso praticidade e funcionalidade. Por isso, invista em móveis e acessórios que permitam que a sua decoração seja prática e fácil de manter.

6) Faça uma grande limpeza semestral

Sabe aquela faxina de limpar o que você sempre adia? Então, essa é a hora! A super-faxina pode ser até anual, a depender das necessidades da sua casa. Aproveite para agendar ou fazer a limpeza do forro e dos sofás, se for necessário.

7) Sem tranqueiras

Não guarde coisas desnecessárias! Nada de acumular itens que não agregam como, por exemplo, itens quebrados ou que você não utiliza mais.

8) A família inteira

A organização e a limpeza não podem ficar restritas a um único morador da casa. Englobe a família inteira na rotina de cuidados — incluindo as crianças.

9) Tenha um lugar para cada objeto

Usou? Guardou. Coloque essa regra geral para organizar os cômodos da sua casa. Não deixe seus objetos “rolando” e tenha um espaço para cada item da sua casa — acredite: essa diretriz vai fazer diferença no dia a dia.

10) Caixa organizadora

As caixas organizadoras são elementos que auxiliam a colocar em prática o item anterior. Elas podem ser úteis em quartos, banheiros ou na cozinha, por exemplo.

11) Organize o guarda-roupa a cada estação

Aproveite esse momento para retirar roupas que você não utiliza mais, seja para brechó, doação ou descarte. Se necessário, inverta a localização das suas peças para facilitar o uso na próxima estação.

12) Arrume a sua cama

Diariamente, arrume a sua cama — esse hábito fará diferença no seu cotidiano e deixará o clima do seu quarto mais tranquilo e organizado.

13) Lave a louça a cada refeição

A lógica da pia é a mesma da cama: mantenha pequenos hábitos que fazem diferença no seu cotidiano. Você pode personalizar essa tarefa a partir da sua rotina e do que é fundamental para você.

Para ler mais informações, então confira mais dicas, sugestões e inspirações de decoração aqui.

Amanda Bernardo

Graduanda de jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza, com foco em tendências e lançamentos de cabelo. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *