Já falamos aqui várias vezes que as cores impactam em nosso emocional, além de comunicar e expressar sentimentos. Tanto que, na moda, é fundamental para evidenciar estilo e identidade. Mas, na decoração também tem sua importância.
Há quem prefira os estilos de decoração suaves e discretos. Mas, se você é aquela pessoa que gosta de objetos variados e quanto mais cor, melhor, então tenho uma tendência para te apresentar: o funky decor.
Já escutou a Like Magazine no Spotify?
O que é o funky decor?
Estilo de decoração que prioriza o colorido e a mistura de objetos, o funky decor também pode ser sinônimo de maximalismo. Ou seja, não é preciso ter receio de ousar na decoração e não existe regra. A estética lembra um pouco a tendência da cozinha kitsch. Assim, a ideia é não se prender a um único estilo, use cores vibrantes, texturas e formatos variados, seja nas paredes, no mobiliário ou itens decorativos.
Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
Como implementar a tendência
Sabe quando você tem várias ideias e gosta de objetos de referências diversas e não sabe se combina usar tudo junto? Pois saiba que no funky decor é permitido. A proposta segue a ideia de adicionar na composição da sua décor os elementos que você acha interessantes. Dessa forma você terá uma decoração extremamente autêntica e alegre, e pode implementá-la em todos os cantos da casa.
Colorido em destaque
No funky decor você pode ter várias cores no mesmo ambiente, por exemplo, o rosa na parede e um sofá azul, ou poltronas de várias cores e quadros igualmente coloridos. Mas, se você prefere ter as paredes claras, então invista nos outros elementos para compor o ponto focal.
Você também pode optar por uma paleta de cores de tons parecidos e mesclar acessórios com mobiliário, ou ainda usar os tons pastel. Mesmo colorida, essa opção é mais discreta.
Em tons de amarelo e marrom
Papel de parede de flores
Em tons pastel
Elementos em neon
Luzes em neon deixam o ambiente mais divertido. Dessa forma, opte por palavras ou desenhos que reflitam seu gosto e estilo. Mas, use o neon de forma moderada para não sobrecarregar o ambiente.
Use palavras alegres em neon
Tapetes coloridos
Além de trazer conforto aos ambientes, os tapetes também promovem o aconchego e fazem a diferença na decoração. São diferentes os tamanhos, formas e texturas. Portanto, opção é o que não falta. Use também o tapete como forma de delimitar espaços.
Tapete e pufes coloridos
Formas geométricas
Usar as formas geométricas a favor da decoração é uma estratégia inteligente para quebrar a seriedade do espaço. Além de pintura na parede, as formas podem ser incorporadas em outros elementos, como tapetes, objetos, acessórios como almofadas e até mesmo no design de móveis. E vale misturar círculos com retângulos, por exemplo.
Elementos divertidos
O funky decor evoca alegria, e uma forma é incluir na composição elementos divertidos. Pode ser uma escultura, um quadro criativo, uma luminária, ou qualquer outra peça que possa despertar o interesse visual.
Mesa em formato de cubo mágico
Reaproveite móveis e itens
O charme dos móveis antigos pode ser trazido para o funky decor. E para isso não é preciso comprar um móvel novo com aparência de vintage. Aproveite aquela cadeira, a cristaleira que passou de geração em geração. Além da qualidade e durabilidade do móvel, você manterá a nostalgia representada na nova décor. E se o elemento estiver danificado, pode ser restaurado com uma pintura mais colorida ou mudança no estofado. Da mesma forma, você pode reciclar algum item e assim criar uma nova utilidade. Caixas podem virar prateleiras, garrafas de vidro podem ser transformadas em luminárias ou vasos.
Em contrastes
Não se prenda a uma ideia fixa. No funky decor é possível misturar o antigo e o contemporâneo, o discreto e o vibrante, flores e listras, formas retas e orgânicas, cores primárias e secundárias. Portanto, mais do que uma tendência, o funky decor é uma expressão da sua personalidade e criatividade.
Acompanhe a Like Magazine também pelo Instagram.