Você deve lembrar de alguém que tenha tido uma cozinha colorida, com imãs de geladeira em formato de frutas, cores berrantes nos móveis e eletrodomésticos, e até mesmo o uso do pinguim como bibelô ou a jarra em formato de abacaxi. Hoje são itens considerados ultrapassados, do tempo da avó ou da tia. Mas, prepare-se para quem sabe, mudar de opinião. A tendência da estética kitsch (ou brega) aparecerá (e muito!) nas cozinhas em 2024.
As cores chamativas nas paredes, as misturas de estampas, a junção de plantas e quadros devem voltar com tudo. Um relatório das próximas tendências foi disponibilizado pela plataforma Pinterest, apontando que a decoração eclética para cozinha será um dos destaques do ano, liderada pelo uso dos baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964) e a geração X (nascidos entre 1965 e 1981).
Ouça a Like Magazine no Spotify e acompanhe todas as novidades.
Divergência de gostos
Certamente, o estilo dividirá opiniões. Afinal, quase toda novidade gera debates. Apesar disso, sempre há quem aposte nas inovações, seja para mudar a casa ou até mesmo apenas um cômodo.
E mesmo que o interesse por aderir à ‘cozinha brega’ seja predominantemente pelas gerações anteriores, nada impede você, millennial e geração Z, de também adotar a decoração das cozinhas super coloridas e criativas.
Origem do termo kitsch
Derivado das palavras alemãs kitschen e verkitschen, o termo kitsch apareceu entre os artistas e colecionadores de arte em Munique por volta de 1860 e 1870, representando aquilo que era barato e vulgar. Verkitschen carrega o significado literal de sentimentalizar, e por isso tem a característica do sentimentalismo excessivo. Ou seja, os adeptos da estética têm apego sentimental aos objetos e outros itens.
Como utilizar a estética kitsch
Embora os tons neutros proporcionem elegância e versatilidade aos ambientes, chegou o momento para quem gosta de ousar nas cores. Cozinhas em tons verde ou rosa retrô estarão em evidência. Seja qual for sua escolha, pode apostar também na união de objetos diversificados no estilo vintage ou design divertidos, molduras coloridas, mix de estampas, bibelôs, porcelanas, miniaturas, souvenirs turísticos, itens religiosos, brinquedos, entre outros.
Tudo junto e misturado
Para alguns pode parecer exagero a apresentação de tantos elementos juntos. No entanto, para outros permite a liberdade de expressão e personalidade por meio de objetos, cores e estampas sem a preocupação com o certo e errado das regras.
E aí, o que achou dessa tendência? Vai apostar na cozinha diferentona? Compartilhe com a gente nos comentários.
Nos siga no Instagram para ficar por dentro das tendências de decoração, moda e beleza.