Decoração

Espaços infantis: como as cores influenciam no desenvolvimento

Não é novidade que as cores mexem com o nosso emocional. Ao vestir determinada roupa de certa cor, podemos nos sentir mais alegres ou não nos gostar diante do espelho. E isso, certamente, reflete no bom humor. Na decoração do lar as cores também têm grande importância. Cores mais neutras trazem tranquilidade, por exemplo, enquanto as mais vibrantes proporcionam ambientes cheios de energia. Mas, você sabia que as crianças também são impactadas no humor e no comportamento por causa das cores? Abaixo, conheça as melhores opções de cores para os espaços infantis.

Ouça a Like Magazine no Spotify.

Decoração lúdica

Primeiramente, saiba que a escolha dos tons de cores para as paredes e móveis dos espaços infantis é fundamental, e quando definidas com atenção, têm grande representatividade no desenvolvimento dos pequenos. Portanto, para o quarto, o mais indicado são cores que proporcionem a sensação de calma. Isso certamente contribuirá para um sono mais tranquilo.

No entanto, se você deseja ter um espaço lúdico para brincadeiras e criatividade, então invista em cores mais estimulantes, pois deixam as crianças mais engajadas. Se esse ambiente for no quarto, tenha equilíbrio na escolha das cores e elementos. Afinal, a criança precisa brincar, mas também relaxar e dormir com calma.

Cuidado nas escolhas

Um ambiente colorido e com brinquedos é bonito, porém os espaços infantis também precisam ser funcionais. Dessa forma, a decoração lúdica representa mais do que apenas a estética, desempenhando um papel importantes no desenvolvimento integral das crianças. Para isso, os elementos devem ser pensados para estimular a imaginação, curiosidade, criatividade, e consequentemente, o aprendizado. Estudos mostram que a criança tende a desenvolver habilidades sociais, cognitivas e motoras a partir de uma decoração pensada com carinho e atenção às suas necessidades.

Conforme a head de comunicação e sócia da Kinder Design, Andressa Calasans, a personalidade e as necessidades da criança devem ser consideradas na hora da escolha dos móveis. “Móveis coloridos podem ser uma excelente maneira de introduzir um elemento de diversão e vitalidade no quarto, especialmente em espaços destinados ao brincar. Já móveis de cores neutras, como branco, cinza ou madeira natural, proporcionam uma base mais flexível, permitindo que a criança personalize o ambiente com acessórios e brinquedos coloridos”, ressalta. “Esses ambientes oferecem cenários onde as crianças se sentem motivadas a criar histórias, resolver problemas e explorar sua criatividade.”

Acompanhe a Like Magazine também pelo Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *