Decoração

Entenda o que é a decoração afetiva

Em um momento em que as pessoas passam muito tempo do dia fora de casa, fazer do lar um refúgio de acolhimento é um desejo e necessidade para muitos. Tendência em crescimento, a decoração afetiva promove essa conexão e valoriza a incorporação de elementos pessoais e memoráveis, transformando cada espaço em um reflexo autêntico e cheio de significado dos seus moradores. Por isso, mais do que apenas estética, a decoração afetiva caracteriza-se pela exposição de objetos que trazem lembranças e sentimentos positivos, criando ambientes acolhedores e únicos.

Ouça a Like Magazine no Spotify.

O que é a decoração afetiva?

Valorizar móveis e objetos pessoais é o objetivo principal da decoração afetiva. Dessa forma, ajuda a compor um ambiente com autenticidade e aconchego. Essa abordagem vem se tornando popular, ganhando ainda mais espaço nos lares. A ideia é evocar sentimentos de conforto e familiaridade, utilizando itens que carregam significados pessoais, ajudando a relembrar momentos especiais e a criar laços emocionais.

Ideias para criar espaços de afeto

Para transformar sua casa em um refúgio de memórias e sentimentos, confira algumas sugestões, que podem ser adaptadas ao seu universo particular.

Elementos que despertem sensações

Incorpore objetos que estimulem, literalmente, todos os sentidos. Use uma combinação de cores alegres que tragam boas lembranças e promovam um ambiente positivo. Adicione itens que possam ser tocados, cheirados ou até ouvidos, como uma velha máquina de costura, uma vitrola ou uma caixinha de música.

Valor sentimental

Escolha peças que tenham valor sentimental. Por eternizar momentos, as fotografias são ideais para essa decoração, assim como souvenirs de viagens – como chaveiros e canecas –, ou itens que lembrem alguém querido. Portanto, um quadro de formatura, uma lembrança de casamento ou algo que celebre o nascimento de um filho são perfeitos para evocar memórias queridas. Para quem tem filhos, uma ideia é criar uma galeria na parede, por exemplo, com quadros para guardar os desenhos dos filhos, ou pendurá-los num varal.

Personalização dos espaços

Personalize cada espaço com itens que reflitam a sua personalidade ou demais moradores. Isso pode incluir um violão na sala de estar, lembranças de viagens na estante ou na geladeira da cozinha, ou até um cantinho dedicado aos pets da família. Afinal, eles também são parte fundamental da família e merecem esse carinho.

Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine

Peças vintage

A decoração afetiva também tem a característica da nostalgia. Sendo assim, móveis e louças vintage combinam perfeitamente com esse estilo de composição. Lembra daquela cristaleira ou cadeira de balanço antiga? São ótimas opções para personalizar seu espaço. Se não tiver em tão bom estado, vale a pena investir numa restauração.

Além dos móveis que podem ser obtidos na própria família, esses itens podem ser encontrados em antiquários e feirinhas de antiguidade, muitas vezes a um custo acessível. A vantagem é que, além de serem baratos, esses objetos trazem um charme e carregam histórias.

Distribuição equilibrada

Ao distribuir seus itens afetivos pela casa, tenha cuidado para não sobrecarregar a decoração. Eles podem estar espalhados por vários cômodos ou concentrados em um espaço específico, mas sempre de forma equilibrada para manter a harmonia visual do ambiente.

Vantagens da decoração de significados

Uma das grandes vantagens da decoração afetiva é que ela pode ser bastante econômica. Você pode utilizar itens que já tem em casa, criando assim um ambiente novo e cheio de personalidade sem grandes investimentos. Além disso, trata-se de uma decoração atemporal, pois resgata a história e os sentimentos dos moradores.

Em resumo, a decoração afetiva é sobre criar um lar que conte sua história, que acolha e ofereça um espaço de conforto e memórias. É um convite para transformar sua casa em um verdadeiro santuário de lembranças, onde cada objeto tem um lugar e significado especiais.

O que não faltaria na sua decoração afetiva?

Perguntei para algumas pessoas da equipe da Like Magazine o que teria um lugarzinho especial na sua decoração. Confira!

Anna Júlia Rodrigues – Estagiária de Jornalismo – “Tenho três decorações que guardo com carinho e pretendo levar para todos os lugares que morar. A primeira, sem dúvidas, é uma caixa de fita de vídeo cassete em tecido de veludo, que guarda as imagens do meu primeiro aniversário. Já a segunda decoração é uma lembrança mais recente, de 2020. Eu estava passando por um momento desafiador e enquanto fazia uma viagem em Florianópolis, passei dias namorando um quadrinho – completamente artesanal – com uma pintura da Frida Kahlo. Cheguei a negociar preços, para conseguir trazer para o RS. Sempre que vejo ele, me faz lembrar que, na época, ainda conseguia ver beleza ‘nas coisas’. E por fim, mas não menos importante, todas as decorações que lembram a praia, principalmente de barcos.”

Daiani Aguiar – Editora – “Para mim, o lar expressa a nossa identidade e eu amo o meu apartamento. Me mudei faz sete meses e aposto em ambientes amplos, design minimalista e paletas neutras. E em se tratando de decoração afetiva, os detalhes que fazem a diferença são os livros presenteados por pessoas queridas e a seleção de fotos que refletem momentos marcantes.”

Ana Paula Figueiredo – Redatora comercial – “Tenho vários itens que ganhei de presente e me fazem lembrar cada momento e pessoa. Tenho um hipopótamo de pelúcia rosa que ganhei do meu namorado quando fiz 15 anos. Hoje, ele não está em local bem valorizado, mas certamente terá um lugar especial numa decoração futura. Também temos em casa a máquina de costura que era da minha avó, e o que não dispenso na minha decoração são fotografias. Tenho um quadro com várias fotos, que mudo de vez em quando.”

Siga a Like Magazine no Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *