Decoração

Entenda o impacto das cores na decoração

Sabemos que as cores têm grande influência no bem-estar humano. Não é à toa que existe a cromoterapia para harmonização do corpo e mente. Na decoração, as cores também ganham destaque. É por elas que diferentes ambientes se tornam mais vivos, alegres e marcantes.

Na dúvida de que cores usar, busque orientação com algum profissional da área de arquitetura e design de interiores. Uma paleta de cores bem selecionada faz grande diferença na composição do lar, estabelecimentos e outros ambientes. Acompanhe as sugestões da arquiteta da Construtora Patriani, Brenda Almeida sobre o impacto das cores na decoração.

Já escutou a Like Magazine no Spotify?

As cores influenciam no emocional humano

Conforme Brenda, além de pensar na escolha de móveis e iluminação, a definição da cor também deve ser levada em conta. “As cores trazem personalidade para o ambiente e interferem diretamente no humor e no nosso bem-estar, já que possuem o poder de estimular o cérebro, trazendo associações”, explica.

Para a escolha das cores deve-se pensar com critério, isso dependerá da finalidade que deseja para o espaço. Isto é, se deseja que o lugar tenha serenidade e aconchego, use cores neutras, na mesma paleta, por exemplo. Se deseja mais vivacidade, um ambiente mais enérgico e estimulante, aposte em cores mais vivas.

Divulgação Amarelo é destaque

Como incluir cores na decoração

Brenda salienta que são inúmeras as possibilidades para aplicar as cores na arquitetura e decoração. Além de colorir as paredes, as cores podem estar em objetos decorativos como quadros, almofadas, enxoval, iluminação e outros detalhes. É possível optar com consciência para cada intenção de cômodo. “Para um quarto infantil, por exemplo, trabalhamos muito com as cores na decoração, justamente para trazer estímulos que possam contribuir para o desenvolvimento da criança que irá desfrutar daquele ambiente”, orienta.

A indicação de Brenda para um dormitório de casal é usar cores mais serenas e sóbrias, para criar a sensação de conforto, relaxamento e refúgio. “É importante que tudo isso seja elaborado no processo de criação de um projeto de decoração, para que todos os cômodos tenham conexão entre si e não destoem na proposta cromática que cada um apresenta”, completa.

Reprodução/Pinterest Ideia de quarto sóbrio de casal

Em @likemagazinebr você acompanha mais conteúdos variados e inéditos.

Leia mais conteúdos de decoração.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *