Utilizar o couro na decoração de interiores continua sendo uma escolha clássica e elegante, pois traz não apenas beleza estética, mas também durabilidade e versatilidade. Com os cuidados adequados, o couro pode permanecer como um elemento atemporal em qualquer espaço residencial.
À frente do escritório Infinity Spaces Arquitetura e Interiores, Giseli Koraicho, destaca que o couro carrega a característica da sofisticação e do clássico, e nunca sai de moda. Portanto, é uma boa opção para quem deseja decorar o lar ou o escritório, por exemplo. “Considerando a sintonia entre as tendências de vestuários e do design, o couro tem a tenacidade que poucos elementos entregam. Por isso, gosto muito de trazê-lo em nossos projetos”, afirma. A seguir, saiba como usar o couro na sua decoração e deixar os ambientes arrojados e modernos.
Pelo Instagram da Like Magazine acompanhe outros diferentes conteúdos.
Atemporalidade e versatilidade
A versatilidade do couro é um de seus maiores atrativos. Ele se adapta facilmente a diferentes estilos decorativos e você pode usá-lo em uma variedade de formas, desde móveis até tapetes e acessórios decorativos.
Conforme Giseli, a escolha do tipo de couro depende das preferências do cliente e do orçamento disponível. Enquanto o couro legítimo (feito 100% com materiais orgânicos e geralmente de origem bovina) oferece durabilidade e estética incomparáveis, o couro ecológico (de base animal) e sintético (resultado da composição com poliéster, poliuretano ou ainda com policloreto vinílico) também têm seu lugar, especialmente para aqueles que buscam opções mais sustentáveis ou acessíveis.
“Invariavelmente, gosto da versão tradicional por sua constância, conforto e a estética impecável. Mas não desvalorizo o ecológico e o sintético que podem sim compor o projeto como uma segunda escolha conforme o orçamento do cliente”, observa.
Moderação no uso do couro
Ao incorporar o couro na decoração, a moderação é fundamental. O elemento pode ser combinado com outros materiais e texturas para criar contrastes interessantes, adicionando uma sensação de conforto e elegância aos espaços. Giseli sugere o uso pontual do couro para evitar sobrecarregar o ambiente, destacando-o como um elemento de destaque: “Contrastá-lo com tons mais frios, por exemplo, propicia uma atmosfera invernal e aconchegante para espaços como quartos e salas.”
Como manter o couro sempre em bom estado
Para manter sua beleza e durabilidade ao longo do tempo, o couro requer cuidados adequados. Evite a exposição direta ao sol, ou seja, aplique-o em ambientes internos. Mantenha a limpeza regular, apenas com um pano úmido. Esses são fatores essenciais para manter o material bem cuidado. Além disso, é recomendável hidratar o couro a cada seis meses para evitar ressecamento e rachaduras.
Ouça a Like Magazine diariamente no Spotify.