Delicadeza, essência romântica, ares bucólicos e referência ao vintage são algumas características associadas ao estilo provençal, originado em Provence, região no sudeste da França, por volta dos séculos XVI e XVII. Ao mesmo tempo que carregam uma atmosfera rústica, os móveis provençais também promovem suavidade aos ambientes. Para quem deseja ter elegância, mas uma arquitetura clássica, a arquiteta Danyela Corrêa garante que uma cozinha provençal é uma forma de ter um pouco da vida campestre no lar.
“Uma cozinha provençal é composta por elementos que fazem uma alusão à atmosfera natural e a essência tão aconchegante encontrada nas residências francesas da época. E o desejo de experimentar essas sensações faz com ela siga perene no imaginário das pessoas que desejam adotar esse estilo aos seus projetos”, destaca.
Já escutou a Like Magazine no Spotify?
Dicas para implementar o estilo provençal na cozinha
De acordo com Danyela, a cozinha provençal pode ser decorada por diversos elementos sutis, e a marcenaria é um detalhe importante nesse estilo. Dessa forma, as portas ‘almofadadas’, ou seja com detalhes que se destacam sobre a superfície lisa da porta, os puxadores de ferro, as prateleiras abertas, mão francesa, plantas, louças e móveis antigos são excelentes escolhas para evidenciar a decoração provençal.
Provençal em diversas cores
Antes de tudo, para obter a sensação de acolhimento, as cores devem ser bem pensadas. No estilo provençal é bastante comum ver tons pastel, suaves e naturais. Os mesmos são ideais para cozinhas provençais, além do clássico e sempre atemporal, branco. Outras cores que também podem ser usadas para criar sua cozinha provençal são creme, azul claro e verde oliva. “Essas tonalidades ajudam a criar uma atmosfera tranquila e acolhedora, refletindo a beleza natural do campo”, afirma Danyela.
Neste projeto, por exemplo, a cor escolhida para os armários foi o verde oliva combinado com puxadores dourados. No entanto, ela ressalta que cores mais vibrantes também podem ser incorporadas ao design de interiores contemporâneo, sem comprometer a graça do provençal.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
- Veja mais conteúdos em nossos web stories
Graça e design nos armários
Os armários na cozinha ganham foco por estarem entre os principais elementos. Nas cozinhas provençais se destacam ainda mais, por suas molduras e acabamentos pintados ou patinados, trazendo uma aparência envelhecida e rústica. Outra técnica que traz o efeito provençal para a mobília é os detalhes esculpidos, assim como os ornamentos. Danyela sugere combinar uma decoração atraente e funcional. Assim, vale apostar no uso do MDF com puxadores clássicos, que podem ser de ferro e nos formatos de bolinha ou concha.
Para evidenciar ainda mais o estilo provençal na cozinha, aposte em prateleiras abertas para expor as louças, elementos de porcelana e arranjos de flores, por exemplo. Incorporar na decoração uma mesa de madeira maciça com acabamento desgastado, cadeiras em detalhes em palha e tecidos com padrões florais ou listrados, também são sugestões da profissional.
Destaque para os acabamentos
A arquiteta Danyela aponta que é preciso priorizar materiais que promovam alta durabilidade e aparência rústica, além de atenção aos detalhes da marcenaria nas portas de armários e os desenhos característicos do estilo. “No equilíbrio que nunca podemos nos descuidar, considero importante pontuar que o provençal não é tão indicado para cozinhas pequenas, uma vez que esses detalhes podem resultar em poluição visual. No décor de interiores, nem tudo convém”, orienta. Nesse projeto, a arquiteta adotou o acabamento freijó para complementar a marcenaria e o puxador em formato de concha.
Iluminação não é apenas um detalhe
Não esqueça de pensar na iluminação, pois esse é um fator de grande importância em qualquer projeto, seja de interiores ou exteriores. Para isso, valorize a iluminação natural. Já, para a iluminação artificial, a dica é investir em luminárias de estilo retrô. “Pendentes de ferro forjado ou cobre, candelabros e arandelas de parede com acabamentos envelhecidos são ótimas escolhas para complementar esse estilo”, destaca. Experimente também instalar pontos de luz direcionados acima da bancada e do fogão. São soluções para tornar a cozinha mais aconchegante e funcional.
Mesclando o clássico e o contemporâneo
Segundo Danyela, um dos maiores desafios ao projetar uma cozinha provençal é criar uma composição que harmonize com o estilo contemporâneo. Mas, não é impossível. O design moderno prioriza o minimalismo e a simplicidade. No entanto, a cozinha provençal prioriza adornos e detalhes. Então, para que haja uma harmonia de elementos e estilos é preciso pensar em alternativas. “Os projetos de arquitetura precisam encontrar o meio-termo entre o antigo e o novo. Isso pode ser feito através da incorporação de eletrodomésticos modernos de maneira discreta, mantendo o estilo provençal nos armários e decoração”, explica a arquiteta.
Outra forma de unificar os estilos, é usar cores que remetem à madeira, assim como pisos de porcelanato e bancadas de quartzo são boas opções de revestimentos. Dessa forma, o rústico e o moderno se integram, configurando um ambiente de original, bem decorado e autêntico.
Siga a @likemagazinebr e acompanhe todas as novidades da moda, beleza e decoração.