Datas estrangeiras cada vez mais vêm fazendo parte do entretenimento de brasileiros: Halloween, Saint Patrick’s Day e até o Día de los muertos (do espanhol, Dia dos mortos), uma das tradições mais populares do México. Embora a data seja a mesma no Brasil – 2 de novembro -, a cultura mexicana homenageia seus mortos com uma comemoração alegre e colorida.
Para algumas pessoas pode parecer uma tradição um pouco mórbida, mas a festa representa a alegria de lembrar os entes queridos que se foram. E aqui me refiro à festa porque realmente há uma grande programação pelas ruas do México, com as pessoas vestidas com roupas coloridas, usando maquiagens de caveiras e flores como acessórios. No Brasil, a data vem ganhando destaque festivo, mas com respeito à tradição mexicana.
Já escutou a Like Magazine no Spotify?
Origem da data
O Día de los muertos tem origem nas festividades da cultura indígena pré-hispânica, que era celebrada por povos como asteca e maia. Inicialmente realizada em agosto, a celebração foi alterada após a chegada dos espanhóis colonizadores e o choque ao ver os costumes pagãos. Assim, a data passou para 2 de novembro pela proximidade com as celebrações do Dia de Todos os Santos (1º de novembro) e Dia dos Finados (2 de novembro), respectivamente no calendário católico. Mas, os mexicanos começam a celebração antes, por volta de 26 de outubro, podendo ser estendida por até uma semana.
Embora o tema seja a morte, a ideia é relembrar os familiares falecidos. A tradição mexicana carrega o costume de visita aos cemitérios e a criação de altares com diversos elementos, como flores, frutas, velas e a foto do homenageado. As pessoas que aderem aos costumes acreditam que nesse período as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos.
- Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
Movimento crescente no mercado de decoração
O interesse pelo Día de los muertos também está em ascensão no comércio. Lojas com itens de festa já apresentam elementos decorativos, e os restaurantes de culinária mexicana estão divulgando a programação para a data. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas e inspirações decorativas para quem deseja fazer a celebração no aconchego do lar, entre amigos e família.
Cores, muitas cores
Uma das principais características dos festejos do Día de los muertos é a variedade de cores vibrantes. Misturam-se em roupas, acessórios e maquiagem amarelo, azul, vermelho, rosa. Portanto, aposte no mix de tonalidades para tornar tudo visualmente mais atrativo. Também é bastante comum ver papéis coloridos e recortados com caveiras. É uma forma prática e simples de obter uma decoração alegre e festiva.
Símbolos da data
Mesmo que haja variação na celebração em diferentes regiões, o Día de los muertos é extremamente rico em simbologias, confira:
Altar
Com possibilidade de ter de dois até sete níveis, o altar é decorado com frutas, flores, e diversos outros elementos como oferendas: caveiras de açúcar, objetos pessoais da pessoa falecida, velas, incensos, etc. Há objetos específicos para cada nível.
Caveiras
As caveiras estão entre os principais símbolos da celebração e aparecem de formas variadas, em esculturas, papel e até feitas de açúcar, água quente e limão, chamadas de cavaleras dulces (caveiras doces). Use cores vivas e flores para decorá-las.
Esqueletos
Enfeitados com roupas, chapéus e outros adereços, os esqueletos são figuras importantes da cultura, e no Día de los muertos podem ser vistos por toda parte, tantos nas casas, como nas ruas e também nos cemitérios. Além disso, as dimensões dos esqueletos variam, existem desde pequenos até os de tamanho real. Assim, vale aderir a algum modelo para trazer a atmosfera da data para sua decoração.
Flores
Muito presente neste tipo de celebração, as flores têm grande representatividade na beleza e transição da vida. Normalmente aparecem em diversos lugares, enfeitando túmulos, tendo suas pétalas como um caminho e, principalmente, nos arcos diante dos altares, significando um portal de passagem. Entre as mais conhecidas e utilizadas flores da tradição está a cempasúchil, uma flor amarela que representa o sol.
La Catrina
Inspirada no quadro La Calavera de la catrina (A caveira de Catrina), de José Guadalupe Posada, La Catrina é a figura mais famosa da tradição e da data. Simbolizada por um esqueleto de mulher, ela representa uma dama da alta sociedade, usando um vestido e chapéu elegantes, e traz uma forte crítica social aos mexicanos mais pobres que renegavam suas raízes indígenas e gostavam de aparentar um estilo de vida europeu. Invista em alguma escultura para deixar a décor mais atraente.
Mesa para o Día de los muertos
Agora que você já conhece um pouco mais da cultura, então pode adaptar as ideias à sua vontade, e até montar um mesa com elementos que remetam ao Día de los muertos: uma toalha temática, algumas caveiras, flores, e claro, a comida, que também pode ser mexicana, como guacamole, nachos, burritos, entre outras.