Mais do que focar apenas na beleza estética de uma decoração, atualmente o design de interiores prioriza outros detalhes, principalmente a funcionalidade e a praticidade. Para quem vive a correria do cotidiano, chegar em casa e ter ambientes funcionais torna a vida no lar mais facilitada. E um elemento que tem contribuído para unir modernidade, praticidade e beleza é a ilha na cozinha.
Diferente da bancada, que é conectada a uma parte do móvel ou parede, a ilha é um elemento centralizado na cozinha. Posicionado dessa forma, o móvel oferece múltiplas vantagens. Conheça algumas.
Já escutou a Like Magazine no Spotify?
Por que ter uma cozinha com ilha?
A primeira vantagem é que a ilha proporciona livre circulação na cozinha. Assim, mais pessoas podem estar no mesmo cômodo, isso também pode resultar em mais conexão. Ou seja, enquanto um morador faz uma tarefa na pia, o outro utiliza a ilha, por exemplo. Sendo assim, você pode muito bem usar a ilha para o preparo das refeições e até como mesa, bastando adicionar cadeiras ou bancos ao redor.
Estética
Com diferentes designs, a ilha traz várias possibilidades para a decoração da cozinha. Dessa forma, opte por uma de madeira na cor natural, se deseja um pouco de rusticidade no ambiente. Em outras cores, como branco, azul-escuro ou verde menta, você terá um espaço definitivamente moderno. Aliás, o verde menta tem sido bastante utilizado na parte interna do lar, principalmente em cozinhas.
Muitos espaços para armazenamento
Bancada em madeira
Integração de ambientes
Além da praticidade a que se propõe, a ilha também pode ser usada para delimitar espaços integrados. Por exemplo, se deseja fazer uma setorização entre a sala e a cozinha, posicione a ilha entre os dois ambientes.
Espaço para armazenamento
Se a sua cozinha não tem muito espaço para armários, a ilha cumpre perfeitamente bem o papel para guardar pratos, louças, panelas. Para isso, basta que você invista em um modelo com prateleiras, portas e gavetas. É uma forma bastante prática de deixar a cozinha organizada.
Verde menta é tendência
Ilha branca com portas e prateleiras
Pequena ilha
Um detalhe que não pode ser esquecido é a iluminação. Para facilitar o manuseio das refeições na ilha, os pendentes são as luzes que mais combinam com a estética.
Outros tipos de ilhas
Saiba que há vários tipos de ilhas, inclusive com pia. Também há opções com cooktop, fogão e forno embutido, com rodinhas, entre outras.
Já segue a Like Magazine no Instagram?