Para que esse ambiente seja realmente funcional, é importante seguir algumas diretrizes de medidas e estar atento a algumas tendências. Por isso, confira dicas para projetar e organizar o seu closet, elencadas pela arquiteta Ana Rozenblit, responsável pelo escritório Spaço Interior.
6 dicas para projetar e organizar o seu closet
Portas espelhadas
Portas com espelhos facilitam o dia a dia dos moradores, por permitir que a roupa seja contemplada por todos os ângulos. Além disso, os espelhos também ampliam o ambiente.
Iluminação interna
Os armários dificultam a entrada de luz e, por isso, adicionar luzes ao projeto garante conforto e funcionalidade ao dia a dia. Com a iluminação, você pode visualizar melhor as cores e texturas de cada peça.
Closet com ilha
Adicionar uma cômoda-ilha é uma alternativa para ampliar a área de armazenamento. Com gavetas, você pode organizar acessórios, roupas íntimas, camisetas ou peças de academia.
Armários translúcidos ou abertos
As portas transparentes ou a ausência desse elemento permitem uma visualização melhor das peças. Lembre-se: a organização se torna imprescindível para garantir a harmonia do ambiente. Além disso, armários abertos melhoram a circulação de ar.
Closets com cabideiro
O cabideiro é um item fundamental para que o seu closet seja funcional. Atenção às medidas mínimas para garantir a melhor organização — confira a matéria na íntegra sobre o tamanho ideal de cada elemento do closet.
Trava de segurança
Você pode optar por itens como, por exemplo, cofres, gavetas falsas e gavetas eletrônicas para trazer segurança aos seus objetos.